O Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá será palco, dia 14, a partir das 19h., da sessão de autógrafos do livro Zé Dirceu Memórias Volume I, com o personagem do título literário, José Dirceu, ou somente Zé Dirceu, além da presença da professora Bete Siraque – PT, pré-candidata à prefeita em Santo André.
Na ocasião serão debatidos a análise da conjuntura Nacional e os desafios para o ABC.
O compilado traz a narrativa da vida de José Dirceu, desde a militância na política, passando pelos escândalos, sua prisão e um ‘quê’ de quero mais, já que este é só o primeiro volume.
O título foi escrito enquanto Zé Dirceu estava na prisão, quando teve tempo para se debruçar nas memórias do passado e lembrar das lutas, das derrotas e das conquistas.
Entre elas, sua militância estudantil quando dos anos de 1960, o exílio, o treinamento para tornar-se guerrilheiro em Cuba, além da cirurgia plástica que mudou sua face, a vida clandestina no Brasil na década de 1970, a volta por cima, quando se faz valer da anistia em 1979, e sua ascensão no PT.
Vicissitudes
Mas, o compilado das vicissitudes de sua vida não para por aí e segue com sua presidência no PT, e o fato de ter sido o maior responsável pela eleição de Lula à presidência do Brasil.
Em um livro rico em detalhes, será possível descobrir, pelo olhar de Dirceu, as lutas internas no PT e no governo, onde foi chefe da Casa Civil e possível sucessor de Lula, até ser derrotado pelas denúncias do ‘Mensalão’. Contudo, o segundo volume trará novas revelações.
A noite de autógrafos será dia 14, às 19h., no sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, na rua Gertrudes de Lima, 202, Centro de Santo André.
CELSO M. RODRIGUES