A Turma do Bem, maior rede de voluntariado especializado do mundo, vai realizar em
parceria com a Colgate, uma Mega Triagem odontológica em todo o Brasil a para jovens de
baixa renda no dia 6 de junho de 2024. A ação será ofertada em mais de 90 cidades
brasileiras, em todos os estados do país, de maneira simultânea. O evento tem como
objetivo selecionar crianças e adolescentes com idades entre 11 e 17 anos em situação de
vulnerabilidade social e com indícios de graves problemas bucais para receberem
tratamento dentário gratuito com os dentistas voluntários da ONG. A expectativa é
encaminhar cinco mil jovens para o tratamento odontológico após a ação. Os que forem
selecionados, terão tratamento e acompanhamento odontológico gratuito até completarem
18 anos.
Esta edição do evento, em especial, faz parte do movimento “Juntos Contra a Carência
Dental”, iniciativa promovida pela Colgate. A marca líder no mercado de higiene bucal
acredita que todos merecem um futuro com motivos para sorrir, por isso, tem o
compromisso contínuo de promover a saúde oral, buscando conscientizar sobre o panorama
da Carência Dental, que é a falta de acesso à prevenção e tratamento da cárie. O cenário
ainda pouco falado se mostra bastante preocupante, com 53,4% das crianças de até cinco
anos com algum dente afetado por cárie. Essa fatia da população é ainda maior entre os
jovens entre 15 e 19 anos, chegando a 76,1%. Tal problema também se estende à vida
adulta, pois os brasileiros chegam na terceira idade sem 79% dos dentes por conta das
cáries1
. “Me emociona ver que existe uma classe de profissionais que tanto se mobiliza em prol de
pessoas que têm graves problemas bucais e que não têm acesso a meios para resolvê-los. É
um trabalho em prol da sociedade”, declara Dr. Fábio Bibancos, presidente voluntário da
Turma do Bem.
Para participar, o jovem deve ter entre 11 e 17 anos, estar acompanhado de um responsável
e apresentar RG e comprovante de residência. Nas triagens, o dentista voluntário realiza um
exame visual não invasivo que atesta a condição odontológica e preenche uma ficha com
dados sobre a saúde bucal do paciente e a condição socioeconômica da família. A Colgate
também distribuirá kits de higiene bucal nas triagens. 1
SB Brasil 2010
De acordo com Adriana Anido, VP de Marketing da Colgate, esta iniciativa não é apenas
sobre cuidados odontológicos. “O movimento ‘Juntos Contra a Carência Dental’ é sobre
saúde, autoestima e, acima de tudo, consciência e educação. Ao unirmos esforços com a
Turma do Bem nesta ação, podemos transformar a vida de milhares de jovens contra as
cáries e todos os problemas que podem se desdobrar quando não há o tratamento
adequado. Acreditamos firmemente que todos merecem ter um sorriso saudável com
confiança e oportunidades para construirmos um futuro com motivos para sorrir”, pontua.
Com a parceria que teve início em 2021, a Colgate esteve ao lado da Turma do Bem em
outras oportunidades. Além disso, a empresa tem executado outras ações em prol de
comunidades locais. Exemplos disso são as ações realizadas por meio do programa “Sorriso
Saudável, Futuro Brilhante” da Colgate, que desde 1994 já impactou a vida de mais de 20
milhões de crianças no Brasil por meio de materiais educativos e distribuição de kits de
higiene bucal para crianças buscando promover educação sobre saúde bucal.
Para participar, o público pode acessar as cidades confirmadas e o endereço de cada ação
no site oficial da Mega Triagem. Após as triagens simultâneas, a equipe da Turma do Bem irá
enviar uma carta de aprovação para os jovens que forem selecionados para o tratamento
odontológico gratuito com todas as informações necessárias.
Turma do Bem
A Turma do Bem (www.turmadobem.org.br) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público
(OSCIP) e gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo, contando com mais de 18 mil
dentistas voluntários que atuam em 12 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de
baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais, focando em dois públicos
principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência de gênero que tiveram a dentição afetada.
Em 22 anos, impactou mais de 83 mil jovens e 1100 mulheres.
Sobre a Colgate-Palmolive
A Colgate-Palmolive Company é uma empresa em crescimento, inovadora e responsável, que projeta um
futuro mais saudável para todas as pessoas, seus animais de estimação e nosso planeta. Com foco em
Cuidados Bucais, Cuidados Pessoais, produtos para Casa e Nutrição Animal, que são comercializados em mais
de 200 países e territórios sob marcas como Colgate, Palmolive, elmex, hello, meridol, Sorriso, Tom’s of Maine,
EltaMD, Filorga, Irish Spring, PCA SKIN, Protex, Sanex, Softsoap, Speed Stick, Ajax, Axion, Fabuloso, Soupline e
Suavitel, bem como Hill’s Science Diet e Hill’s Prescription Diet. Somos reconhecidos por nossa liderança e
inovação na promoção da sustentabilidade e bem-estar da comunidade, incluindo nossas conquistas na
redução do desperdício de plástico e promoção da reciclabilidade, economia de água, conservação de recursos
naturais e melhoria da saúde bucal das crianças por meio do programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante”,
que alcançou mais de 1,6 bilhão de crianças desde 1991. Para obter mais informações sobre os negócios da
Colgate-Palmolive e como estamos construindo um futuro com mais motivos para sorrir, visite o link.