CidadesHome

Santo André é a única cidade do Brasil a receber prêmio internacional socioambiental

Paulo Serra participou do Congresso Internacional das Cidades Educadoras; iniciativa do Semasa ganhou protagonismo

Santo André foi o centro das atenções no Congresso Internacional das Cidades Educadoras, realizado em Curitiba ontem (24), ao receber o Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024 pelo projeto Água, Câmera e Ação, promovido pelo Semasa – Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André. A premiação destaca a cidade como uma referência global em educação ambiental, sendo a única do Brasil a ser reconhecida nessa categoria.

Para o prefeito, o Água, Câmera e Ação traz, além da questão educacional, um outro ponto primordial, que é a gestão e a educação ambiental. Durante o discurso da premiação, Paulo Serra ressaltou que Santo André foi uma das primeiras cidades do Brasil a levantar a pauta ambiental, o que demonstra o compromisso com diversas políticas públicas de resiliência e sustentabilidade. “Somos a única cidade do Brasil premiada com esta certificação. Esse projeto traz um componente importante, mais especial ainda, que é o pertencimento, o sentimento que as pessoas passaram a ter de enxergar a cidade como uma extensão da nossa casa, criando uma cidade única, com uma qualidade de vida cada vez melhor”, diz.

Ao lado de iniciativas da Cidade do México (México) e de Odivelas (Portugal), Santo André dividiu o palco do congresso, competindo com outras 66 candidaturas de 11 países e 55 cidades. A premiação destaca o destaque global alcançado pelo projeto Água, Câmera e Ação.

“Agradeço e parabenizo a toda equipe envolvida neste projeto que se tornou um grande sucesso”, elogiou Ajan Marques de Oliveira, superintendente do Semasa, ao receber o reconhecimento.

Além da premiação, Elaine Cristina da Silva Colin, gerente de educação e mobilização ambiental do Semasa, apresentou os resultados do projeto em um painel compartilhado com outras experiências do Brasil, México e Portugal, evidenciando a relevância internacional do trabalho realizado em Santo André.

O projeto Água, Câmera e Ação, realizado entre 2020 e 2022 com recursos do Fehidro – Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, envolveu a participação de jovens em módulos formativos sobre meio ambiente, recursos hídricos, audiovisual e empreendedorismo digital. O resultado foi a produção de 48 curtas-metragens e 12 making-ofs, além de cinedebates e um seminário final. O projeto também foi documentado em um livro lançado em março deste ano.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo