Bem, se tudo o que é bom é para ser copiado, São Caetano tem servido de exemplo para Administrações Municipais vizinhas quando a pauta é transporte público gratuito, isso porque a cidade implantou o Programa Tarifa Zero em 1º de novembro de 2023.
Assim, na cidade vizinha, Santo André, o vereador Almir Cicote – Avante usou a tribuna da Câmara para elogiar e expor os desafios da mesma iniciativa no município.
Dificuldade
“Sabemos da grande dificuldade das pessoas com menos condição financeira, aliás, estas que sofrem com o transporte público. E nós já sabemos da grande quantidade de requerimentos e indicações, aqui, com relação a ponto de ônibus, transporte escolar e ao transporte de passageiros, então gostaria de parabenizar o presidente da Câmara – Carlos Ferreira – MDB em pensar em realizar este projeto”, iniciou sua fala o vereador.
Ainda sobre o tema, Cicote é realista e sabe que uma pauta como esta leva tempo para ser colocada em prática, até pelo fato de envolver recursos financeiros.
“É lógico que ainda temos que fazer um debate com relação a questão financeira, para ver, se realmente, este projeto tem viabilidade econômica do ponto de vista de recursos públicos”, lembrou o edil sobre gastos da máquina pública.
Por fim, o vereador pede a discussão sobre o tema: “vale aqui o protocolo para começar a fazer este debate, que algumas cidades já têm, e acredito que temos que realizar aqui também e fazer este debate junto aos vereador, à comissão de transporte da Casa e ao Poder Executivo, para transporte público gratuito para população de Santo André, e que consigamos efetivamente, se possível ainda este ano, colocar em prática”, finalizou ele.
CELSO M. RODRIGUES