“Temos a questão do emprego como obsessão. Com a consolidação de políticas públicas permanentes voltadas à geração de trabalho e renda na cidade, estamos diversificando os moldes de feirões e mutirões, visando alcançar o maior número de pessoas. Desta vez, promovendo um grande evento segmentado, direcionado a profissionais da saúde. Isso se soma aos números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do governo federal, que prova que estamos no rumo certo, com a liderança no ABC em 2024”, frisou o prefeito Orlando Morando.
A medida, em parceria com a iniciativa privada, é encabeçada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, chefiada por Fernando Longo. O mutirão conta, entre os colaboradores, com a participação da Rede D’Or, Santa Marcelina Saúde e Complexo Hospitalar ABC. “É a primeira edição deste mutirão de emprego, pensado e montado com a proposta de efetivar, para o público, a recolocação no mercado de trabalho e, às empresas, preencher vagas com mão de obra qualificada da cidade.”
As vagas disponíveis incluem funções como Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Enfermeiro, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Manutenção, Cuidador de Residência Terapêutica, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Jovem Aprendiz, Psicólogo, Mensageiro, Recepcionista, Auxiliar de Cozinha e Copeira Hospitalar. Entre os pré-requisitos estão 2º grau completo e Coren-SP ativo.
CAGED – São Bernardo concentrou 43% dos empregos com carteira assinada no Grande ABC em 2024, de acordo com o levantamento do Caged. No último balanço divulgado pelo órgão, a cidade acumulou saldo positivo de 5.002 novos postos no primeiro trimestre do ano. Apenas em março de 2024 foram gerados 1.879 novos empregos no município, que lidera com folga o cenário regional (40% do total) e ocupa a 4ª posição no Estado de São Paulo, atrás somente da Capital, Guarulhos e Campinas.