Para o casamento do vinho e da comida ser prazeroso
– O Cabernet Sauvignon é o vinho que os brasileiros mais gostam. Ele cai muito bem com carnes vermelhas suculentas. Experimente com o Filé Mignon e o Cordeiro.
– Não pense que o espumante Rosé só vai bem como entrada. Ele pode combinar muito bem com um prato de salmão, por exemplo.
– Se a refeição for a base da culinária italiana, procure servir vinhos da Itália, se for uma comida francesa, coloque na mesa vinhos franceses, e assim sucessivamente.
– Encontros mais informais, descontraídos vão combinar sempre com vinhos mais simples, com mais acidez e mais frescor. Para combinar com conversas amenas.
– Se no prato tiver ingredientes como cogumelos e trufas a sugestão é o vinho tinto Pinot Noir que possuem corpo mais leve, mas com profundidade de sabor.
– Para pratos com Salmão ou fruto do mar, que tenham molhos marcantes prefira servir um Chardonnay que tenha passado por barrica e tenha bom estrutura.
– Escolheu uma pizza de quatro queijos, então experimente servir com o vinho Rosé que são excelentes para acompanhar pratos onde o queijo seja predominante.
– Sabe as saladas de frutas? Então elas vão muito bem com um espumante Moscatel por combinar perfeitamente com sabores doces e cítricos.
– Para um prato apimentado pense no vinho Syrah. Vai muito bem com carnes bem temperadas com ervas picantes, pimentas e cominho.
– Se o prato servido tiver um molho mais denso e cremoso não tenha medo de servir um vinho Merlot. Fica ótimo com os molhos escuros.
– O sushi tem um ganho excelente se for combinado com o vinho da uva Pinot Grigio. Ele também vai muito bem para harmonizar com saladas.
– A Argentina tem o Malbec mais encorpado. Eles são ótimos com comidas feitas com molhos temperados e agridoces. Um exemplo é o molho barbecue.
“Eu só quero a minha paz, ir atrás dos meus sonhos, tomar meus vinhos e viver bem”
Autor desconhecido
Humberto Domingos Pastore