O secretário Fernando Rubinelli, de 34 anos, assumiu uma das pastas mais exigidas da administração do prefeito Marcelo Oliveira em Mauá no início de 2021. Em meio à pandemia e na fase vermelha, Rubinelli enfrentou o desafio de coordenar a limpeza urbana, combater enchentes, podar árvores, administrar cemitérios, cuidar da iluminação pública e fiscalizar as posturas da cidade.
Com um trabalho eficiente, após três anos e meio, é possível visualizar a cidade com 100% de lâmpadas de LED na iluminação pública, canteiros limpos e organizados, além da inauguração de diversas praças. A SSU (Secretaria de Serviços Urbanos) também colaborou em obras importantes, como a nova rodoviária, a marginal do Jardim Zaira e diversos recapeamentos em toda a cidade.
Fernando atribui o sucesso de sua gestão à frente da SSU à sua equipe, além de seu preparo técnico e experiência. Ele possui mestrado em Políticas Públicas, está cursando uma pós-graduação na PUC do Rio Grande do Sul em Direito Penal e Criminologia, é advogado, já foi vereador na cidade de Mauá e também atuou como escrivão da Polícia Civil.
HISTÓRICO POLÍTICO
Na política municipal, Fernando Rubinelli é conhecido por sua estratégia. Foi eleito vereador pelo PDT em 2016 e, em 2020, foi o único parlamentar em mandato que apoiou a bem-sucedida eleição do prefeito Marcelo Oliveira.
Em janeiro de 2021, assumiu a Secretaria de Serviços Urbanos e, em 2022, coordenou a campanha de seu pai, o atual suplente de deputado federal Wagner Rubinelli, que foi o candidato mais votado em Mauá. Neste ano de 2024, Wagner Rubinelli será candidato a vereador pela Rede Sustentabilidade.