Pela primeira vez, servidores operacionais de SBC ganham progressão horizontal
A Prefeitura de São Bernardo obteve, ontem, a aprovação na Câmara do Projeto de Lei de autoria do Executivo que regulamenta a progressão horizontal para funcionários das áreas operacionais da Administração. Esta é a primeira vez que as funções operacionais ganham sistema de ascensão funcional, em modelo de paridade de oportunidades que já ocorre com os cargos administrativos. O projeto segue agora para a sanção do prefeito Orlando Morando.
Promoção
Na prática, a medida implanta sistema de promoção por merecimento, com base em critérios como assiduidade, escolaridade, disciplina e desempenho. A primeira progressão vai representar acréscimo de 6% sobre o vencimento, enquanto a segunda progressão gerará aumento de 5%. Ao final, as progressões podem incrementar em até 18% o salário dos servidores operacionais.
“Estamos corrigindo uma distorção administrativa e dando o devido valor aos cargos operacionais que desempenham um papel fundamental para o bom funcionamento da máquina pública, mas que não tinham um plano de progressão que refletisse essa importância”, destacou Orlando Morando.
Para as ascensões a partir de 2019, serão analisados todos estes itens de forma retroativa a julho de 2017. O levantamento do histórico do funcionário é denominado período de apropriação.