O vereador e presidente da Câmara de São Bernardo, Danilo Lima – Podemos, está promovendo uma iniciativa inovadora ao abrir as portas da Casa de Leis para receber alunos do ensino médio da rede estadual, em parceria com a Diretoria de Ensino de São Bernardo. Essa ação visa proporcionar aos jovens uma experiência educativa e cidadã, permitindo-lhes conhecer de perto o funcionamento do prédio legislativo.
Ao todo, serão duas turmas de cada uma das dez escolas participantes que terão a oportunidade de visitar a Câmara Municipal. A primeira turma teve a chance de realizar a visita na segunda-feira (29), seguindo um roteiro cuidadosamente elaborado.
Durante a visita, os estudantes têm a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho realizado na Casa, desde o empenho da equipe administrativa até o funcionamento de uma sessão com vereadores, incluindo um momento para tirar dúvidas com o presidente Danilo Lima. Esse roteiro de apresentação foi produzido pelos jovens-aprendizes do Camp em uma parceria inédita com a Câmara Municipal.
“Nosso objetivo é trazer e valorizar o jovem, explicar a importância do Legislativo. Aproximar o jovem é garantir um futuro cada vez melhor e politicamente consciente. Nunca antes nesta Câmara tivemos tantas ações envolvendo a juventude”, destacou Danilo Lima, ressaltando a importância desse projeto educativo.
Grêmios
Além disso, na semana anterior, a Câmara Municipal realizou uma sessão solene no Plenário Tereza Delta em comemoração aos Grêmios Estudantis, evidenciando o compromisso da instituição com a participação ativa dos jovens na vida política e social da cidade.
“O que eu acho mais importante na política como um todo é a participação. É no grêmio que vocês iniciam a vida política. A vida política não é só eleição, mas a participação em sociedade, de buscar uma cidade melhor, de buscar um mundo melhor, uma escola cada vez melhor. A partir da participação de vocês nos grêmios é que vocês recebem sugestões, críticas, podem melhorar o clima na escola, apresentar projetos nas áreas de lazer, cultura, ensino. Traz uma participação efetiva e traz para os alunos representados a possibilidade de eles também participarem”, comentou Danilo Lima, enfatizando a importância da participação dos jovens na construção de uma sociedade mais democrática e inclusiva.
MARCOS FIDELIS