HomePolítica

Russomanno diz que ANP tem que jogar areia em tanques de gasolina adulterados

Presidente do Regran, Roberto Leandrini Jr, afirma que o crime organizado distribui 50% dos combustíveis em SP

 

 

CELSO M. RODRIGUES

 

Entrevistado no programa Personalidade, transmitido pela Eco TV/NGT, com apresentação do jornalista Walter Estavam Junior, o deputado federal Celso Russomanno – Republicanos, especialista em Direito do Consumidor, ouviu do presidente do Regran – Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do ABC, Roberto Leandrini Junior, que 50% do combustível distribuído em São Paulo é fornecido pelo Crime Organizado e adulterado.

 

Em primeiro lugar, o deputado afirmou que são realizadas ações para coibir esta prática, porém, a criminalidade se preparou para agir em vários meios. “Temos fechado muitos postos de gasolina, recentemente fechamos três postos em Campinas. Para isso, fizemos uma blitz, levei o Procon e a Polícia Civil e o governo tem feito ações. O problema de postos de gasolina, supermercados, distribuidoras de gás, agências de automóveis estarem nas mãos do crime organizado, é como o nome diz, eles se organizaram”, lamenta Russomanno.

Russomanno está no seu sétimo mandato

 

Dificuldade

 

Russomanno falou da dificuldade de encontrar os responsáveis pela prática e que a tomada de decisão tem sido para aniquilar o comércio ilegal. Portanto, “É difícil identificar, a gente só consegue quando chega em um local e encontra combustível adulterado. Contudo, solicitamos a presença do gerente ou o dono do posto e o funcionário não sabe quem é, está na mão de um laranja”, explica o deputado.

 

Temos tomado providências drásticas, inclusive em certas situações jogado areia dentro dos tanques, porque o posto é fechado pela ANP e eles reabrem e continuam vendendo combustível adulterado”, disparou.

 

Prejuízo

 

Contudo, a explicação do deputado, que é especialista em Direito do Consumidor, é que os empresários de postos de combustíveis que compram combustível de qualidade, que fornecem combustível com nota fiscal, contudo, estão sofrendo uma concorrência desleal e não conseguem sobreviver. Portanto, “se os preços estão abaixo do mercado, a consequência é o que vai acontecer com seu carro, que acabam tendo seu motor destruído”, relatou.

 

Consequências

 

O solvente de borracha dentro do motor aumenta a octanagem da gasolina, todavia, vai corroendo o motor por dentro até levar a fundir. Ainda de acordo com Celso, em outros casos, “eles jogam água no álcool, o que destrói o motor por dentro. São vários mecanismos que eles usam, quando não está adulterada a própria bomba”, alertou.

Além disso, a ação nos postos de gasolina é uma forma de lavar dinheiro, já que o crime organizado traz o dinheiro do crime para dentro de determinados negócios para torná-lo declarado.

 

Dicas

O defensor do consumidor deu algumas dicas para evitar cair em ciladas. “Abasteça em posto de gasolina com bandeira. Quando o dono do posto não está comprando combustível da distribuidora, eles vão com ação judicial para tirar a bandeira, e tiram. Todas as grandes marcas fazem isso”, revelou o deputado na EcoTV.

 

 

Provas

 

“Pegue cupom fiscal, porque vai provar onde você abasteceu, com isso, se der problema no veículo, e for o combustível, os cupons provam que só abastecia naquele posto fundamentando a ação contra o posto de gasolina”, aconselha Celso.

 

Ações

 

Certamente, Russomanno finalizou revelando importantes ações contra esta prática que partiram do governador Tarcísio Freitas que vai inaugurar uma delegacia especializada, onde está a Delegacia do Consumidor, assim sendo, vai atuar encima dos postos de gasolina.

“Então, aqueles que são espertos comecem a vender gasolina de qualidade, porque vão ser fechados e aí é a hora que a gente vai jogar areia dentro do seu tanque e acabou, não poderá mais colocar combustível, terá que reformar o posto inteiro e o prejuízo é tão grande que não vale à pena. Quero ver vender gasolina com areia”, alertou o deputado Celso Russomanno.

 

 

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo