CELSO M. RODRIGUES
Um dos primeiros vereadores a assumir o cargo em São Bernardo pelo PT – Partido dos Trabalhadores, Zé Ferreira foi eleito, a primeira vez, à vereança em 1982, de lá para cá foram 34 anos na Casa Legislativa, o primeiro mandato de seis anos de exercício e outros sete com quatro anos cada.
Convocação
Zé Ferreira volta ao cenário político atendendo ao pedido da sua legenda. “Na verdade, o PT me convocou para ser pré-candidato este ano, assim como outros que tiveram boa votação e não conseguiram se reeleger, com isso diminuindo nossa bancada. No momento, quando a Câmara era um colegiado de 21 vereadores, nós fizemos nove. No entanto, hoje tem 28 vereadores, elegemos quatro, porém, no caminho, um foi expulso, e ficamos com três: Ana Nice, Ana do Carmo e o Getulio do Amarelinho”, recordou o pré-candidato ao Legislativo São-bernardense.
Coeficiente
Após não se reeleger em 2016, nas eleições seguintes, em 2020, Zé Ferreira ficou fora de novo, entretanto, não por falta de votos. “Até 2016 tive mandato e não consegui me reeleger, em 2020 tive mais votos que alguns vereadores que já estavam em mandato, contudo, não consegui entrar devido ao coeficiente. As redes sociais e mídias digitais são importantíssimas, entretanto, não vou dizer que é fundamental, porque a pessoa tem que ser conhecida e ter um preparo com a população, isso, graças a Deus, eu tenho”, falou o político ao mencionar as duas eleições anteriores.
Críticas
O político não poupou críticas a atual composição da Casa de Leis ao se referir à representatividade. “A Câmara, em termos de representatividade, na maneira que vejo, não existe em São Bernardo, é lamentável. Portanto, é uma crítica construtiva aos pares que lá estão. Falo de São Bernardo porque é onde moro, onde conheço, mas o Poder Legislativo da cidade deixa muito a desejar para apresentar ao povo o que pretende fazer”, disparou o ex-vereador.
Prefeito
Zé Ferreira afirmou que “Luiz Fernando é nosso pré-candidato a prefeito, Vamos ampliar a bancada dos vereadores na cidade e vamos levar Luiz Fernando a prefeito”, cravou o político.