Geral

Comprar na internet requer cuidados do usuários

 Com a facilidade de acesso à internet e praticidade que ela oferece, muitas compras, sejam elas para o dia a dia, ou até mesmo de alto valor agregado são realizadas pela rede mundial de computadores no entanto, a transmissão de dados, pode não ser segura e gerar transtornos aos compradores, como por exemplo, a clonagem de um cartão de crédito.
Para evitar fraudes, alguns procedimentos devem ser adotados pelos usuários, como explicam os advogados especialistas em direito digital, Bruno Gissoni e Plínio Higasi. “Os usuários devem sempre verificar a procedência do site, sempre utilizar um antivírus atualizado, evitar comprar por impulso quando um produto está com preço muito abaixo do praticado no mercado, sempre que efetuar o pagamento verificar se há a inscrição https e um cadeado amarelo na barra de endereço, além de ‘printar’ o passo a passo de toda a compra”.
Segundo os especialistas, se mesmo após seguir todos esses cuidados, o usuário ainda for vítima de fraude, ele deve procurar por profissionais da área do direito digital. “Não há anonimato na internet”, diz Gissoni. Segundo Higasi, “o advogado, por meio da lei, vai pedir a quebra do sigilo eletrônico para rastrear o fraudador, o que pode leva-lo à cadeia, assim como embasar o estorno perante a operadora do cartão de crédito”.
 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo