Tribunal de Contas do Estado destaca efetividade da gestão municipal de São Bernardo
Munícipio ficou no grupo de cidades com melhores resultados em levantamento da Corte que mede a efetividade das políticas públicas implementadas pelas prefeituras paulistas
Administrada desde 2017 pelo prefeito Orlando Morando, São Bernardo é considerada uma cidade com políticas públicas efetivas em áreas prioritárias para o desenvolvimento do município, segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE). É o que aponta o resultado do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), usado pela Corte para medir a eficiência das prefeituras paulistas. Na Região Metropolitana de São Paulo, apenas São Bernardo e outras duas cidades conseguiram obter esta avaliação que comprova o bom trabalho desempenhado pela administração municipal.
Com foco em infraestrutura e processos, o Índice de Efetividade da Gestão Municipal é composto por sete dimensões, todas relacionadas às principais áreas de atuação dos governos locais: saúde, educação, gestão fiscal, planejamento, meio ambiente, segurança das cidades e governança em tecnologia da informação. Desta forma, fornece elementos que subsidiam a ação fiscalizatória dos serviços ofertados à sociedade.
Dentre os indicadores temáticos, São Bernardo obteve sua melhor nota no eixo governança em tecnologia da informação, que mede o grau de utilização de recursos tecnológicos em áreas como capacitação de pessoal, transparência e segurança da informação. Neste item, o município atingiu a nota A, pontuação máxima na escala de avaliação. A cidade foi a única do Grande ABC a obter esta pontuação. No Estado, 15 cidades conseguiram este resultado.
Nas áreas de Educação e Saúde, São Bernardo também obteve resultado considerado satisfatório ao alcançar a nota B, que conta a eficiência da gestão de serviços ofertados nesses dois eixos.