Humberto Domingos Pastore
“O vinho lava nossas inquietações, enxuga a alma até o fundo e, entre outras coisas, garante a cura da tristeza”
Sêneca
Quem tem medo do “Terroir”?
Se você é daqueles que aprecia vinho, mas tem medo do desconhecido que abrange a palavra “Terroir”? Já pode ir mudando seu modo de pensar. A palavra “Terroir” é de origem francesa, e significa “solo”, ou seja, a terra onde é cultivada a uva. Trata-se do conjunto das várias características especiais que interagem na genética da planta. É baseada na geografia, na geologia e no clima de um determinado lugar, fatores que acabam interferindo no sabor e no aroma dos produtos agrícolas. Saiba também que além do vinho, o terroir atinge também o café, o cacau do c hocolate, o tomate, entre outros tipos de cultivos.
Assim sendo, é o “Terroir” que verdadeiramente vai definir as diferenças entre um vinho elaborado com a uva Cabernet Sauvignon cultivada em Bordeaux, na França ou um Cabernet Sauvignon cultivado na Califórnia, Estados Unidos. Para exemplificar, recentemente tomei um pinot noir, produzido na Califórnia, e confesso que estava bem mais doce os outros pinot noir que já tinha tomado, de outros países.
Faça você também a experiência. Compre uma garrafa de determinada uva de um país e o compare com outro vinho da mesma uva, mas elaborado em um país diferente. Sem dúvida, vai perceber as muitas nuances…
Contato:(11) 9.9604-7743 / humbertopastore@uol.com.br