Segundo os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública de 2022 temos o dever de olhar, analisar e refletir sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil de modo urgente!
Os números são estes: no ano de 2022 foram registrados 45.994 estupros de vulneráveis (sem contar subnotificação). O número de meninos vítimas é maior até os 06 anos de idade e após os 06 anos sobe o número de meninas violentadas. Como características da violência: 96% dos agressores são homens e conhecidos da criança, outros parentes. Os agressores normalmente são de classe social média ou alta. Religiosos, trabalhadores, pais de família, com reputação ilibada. Cerca de 80% dos casos ocorrem dentro da casa da família. Quanto as vítimas: 49,70% crianças brancas, 49.40% crianças negras; 0,50% amarela e 0,50% indígena.
A Escola é o principal fator de proteção, identificação e enfrentamento. Torna-se necessário rompermos o silêncio e a negação e falarmos e refletirmos sobre isto individualmente e socialmente ao ponto de provocarmos Políticas Públicas sobre o tema de tamanha relevância social!
Dra Sandra Magrini
Psicóloga Clínica, Social e Jurídica
Especialista em Saúde Mental – Fiocruz
Especialista em Psicologia Cognitivo-Comportamental – PUC/Paraná
MBA em Saúde Pública e Gestão Hospitalar
Criminologista
Contatos: (11) 98875-8480
@psicanalistamagrini
@magrinisandra8