Liceu Jardim alerta que ranking do Enem pode mascarar escolas ruins

As maiores notas falam bem da escola e de seu trabalho, por isso a busca incessante de conquistar bons resultados no exame. Por isso, nas últimas edições desses rankings, surgiram estratégias para posicionar a escola no topo das tabelas. Um exemplo dessas táticas é a criação de duas escolas num mesmo ambiente escolar, uma “miniescola”, onde se selecionam os alunos com maiores notas, e a outra com os demais alunos. A “miniescola” tem melhores resultados e carrega consigo o nome da escola original.
Sobre a estratégia de reposicionamento de dados do Enem, o coordenador pedagógico do Liceu Jardim, Sami Samir Jomaa alerta: “essas situações podem tabular dados de forma a favorecer a escola ao mesmo tempo em que distorcem a realidade e acabam confundindo as famílias na hora de selecionar as escolas para seus filhos por meio de tal posição. A dica para pais e alunos é realizar extensivas pesquisas e esclarecer todas as dúvidas antes de tomar qualquer decisão”.
Informações sobre o Liceu Jardim: http://www.liceujardim.com.br/.

