Um açougue localizado na rua do Tanque, Parque Real, em Diadema, foi alvo de invasão, na madrugada de quarta-feira (29), revelando uma falha no sistema de monitoramento que deveria prevenir tais incidentes. Os estragos foram descobertos pelos responsáveis do estabelecimento ao chegarem para abrir o local.
O que chama a atenção é a presença de um Totem de Monitoramento da GCM – Guarda Civil Municipal de Diadema, situado bem em frente ao comércio invadido. Este totem, em teoria, deveria estar integrado ao sistema de câmeras da cidade, permitindo que a Secretaria de Segurança Cidadã acionasse a GCM e a Polícia Militar diante de qualquer sinal de anormalidade.
No entanto, segundo informações da própria Prefeitura, o equipamento não estava integrado devido a uma pane elétrica, o que impediu o flagrante da ação dos criminosos.
Em nota oficial, a Prefeitura de Diadema esclareceu que as imagens voltaram a ser transmitidas de 100% das câmeras somente por volta das 14 horas do mesmo dia. “Foi um caso isolado e a primeira vez, em um ano, que algo dessa natureza ocorreu”.