Câmara de Rio Grande da Serra aprova projeto de lei que institui transporte gratuito na cidade
Projeto de autoria do vereador Marcelo Akira - Podemos, garante gratuidade não apenas aos fins de semana
MARCOS FIDELIS
A Câmara de Vereadores de Rio Grande da Serra aprovou, na última quarta-feira (8), por ampla maioria, o projeto de lei que visa estender a gratuidade do transporte público municipal. A proposta, apresentada pelo vereador Marcelo Akira – Podemos, visa beneficiar os moradores da cidade, oferecendo uma opção mais acessível para o deslocamento diário.
Tarifa Zero
Atualmente, Rio Grande da Serra já possui a tarifa zero aos domingos e feriados, um benefício que visa facilitar o acesso da população aos diversos pontos da cidade nesses dias específicos. O projeto aprovado amplia essa gratuidade para os demais dias da semana, contemplando, especialmente, aqueles que dependem do transporte público para suas atividades diárias.
O vereador Marcelo Akira, autor do projeto, destacou a importância da iniciativa para a comunidade local. “Espero que a prefeita sancione a lei, agora resta esperar. Já temos catraca livre aos fins de semana, meu objetivo agora é auxiliar o trabalhador, aquele que precisa fazer um exame, aquele que precisa durante a semana. Outras cidades já fizeram isso, a população de Rio Grande da Serra merece essa contrapartida. A população já paga uma série de taxas, está na hora de devolver”, afirmou o vereador.
Recursos
O projeto aprovado indica duas possíveis fontes de recursos para custear a gratuidade: o uso de recursos provenientes do orçamento municipal e a viabilidade de parcerias público-privadas.
A votação na Câmara contou com expressivo apoio, totalizando 10 votos favoráveis, uma abstenção e a ausência de dois vereadores. Agora, o projeto segue para a sanção da prefeita Penha Fumagalli – PSD, que terá a responsabilidade de oficializar a medida.