HomePrefeitura Santo AndréSanto AndréSaúdeVacinação

Santo André terá força-tarefa de vacinação no fim de semana

Imunizantes podem ser encontrados no drive-thru do Carrefour da Pedro Américo e em sete unidades de saúde

 

Informe Publicitário da Prefeitura de Santo André

 

 

Santo André vai abrir as portas das unidades de saúde Vila Lucinda, Parque João Ramalho, Vila Guiomar, Jardim Alvorada, Centreville, Vila Luzita e Parque Miami neste sábado (21), das 8h às 16h, e do drive-thru do Carrefour no sábado (21) e no domingo (22), das 8h às 18h, para vacinar a população. As unidades de saúde disponibilizam todos os imunizantes do calendário, enquanto que no drive-thru estão à disposição as vacinas contra a gripe e contra a Covid.

A ação faz parte de um esforço da Secretaria da Saúde para proteger a população e ampliar a cobertura vacinal. As vacinas contra a gripe e contra a Covid estão disponíveis para todas as pessoas acima de 6 meses de idade. É necessário apresentar documento com foto, CPF e caderneta de vacinação, caso seja possível. Os imunizantes estão liberados por livre demanda, ou seja, não é necessário agendamento.

Também está em vigor a Campanha de Multivacinação até o fim de outubro com foco no grupo infanto-juvenil, porém, pessoas de todas as idades podem atualizar a caderneta. Para isso, além das sete unidades que abrem neste sábado, os munícipes podem procurar as 33 unidades de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

É importante destacar que a gripe é de fácil distribuição e o vírus pode provocar infecção aguda do sistema respiratório, que pode variar de casos leves a graves, com atenção especial em pessoas com alguma comorbidade, idosos e crianças até 6 anos. A vacina contra o vírus da gripe é atualizada ano a ano e reúne as três principais cepas de influenza circulantes no Hemisfério Sul, por isso a imunização deve ser repetida anualmente.

O processo de fabricação da vacina é feito com vírus inativados, ou seja, mortos. Portanto, não há risco do imunizante feito com vírus inativado desencadear a doença. Com a administração da vacina, o organismo é “enganado” e, por mais que esses vírus mortos sejam completamente incapazes de causar uma infecção real, o sistema imunológico estimula a produção de anticorpos contra a doença e cria uma memória nas células para que elas aprendam a se defender de um eventual vírus ativo. Algumas pessoas confundem a manifestação de efeitos adversos comuns com um quadro gripal.

Especificamente, contra a gripe e Covid- 19, pessoas a partir dos 6 meses podem se vacinar nos terminais rodoviários do Centro e da Vila Luzita, que permanecem funcionando durante a semana, das 8h às 16h

Serviço
Drive-thru do Carrefour Pedro Américo
Avenida Pedro Américo, 23, na Vila Humaitá

Unidades de saúde que estarão abertas também nos sábados dias 21 e 28/10, das 8h às 16h:
Policlínica Vila Lucinda – Rua Caconde, s/nº – Vila Lucinda
Policlínica Parque João Ramalho – Rua Maragogipe, s/nº – Parque João Ramalho
Clínica da Família Vila Guiomar – Rua das Silveiras, 73 – Vila Guiomar
Clínica da Família Jardim Alvorada – Rua Dr. Almenor Jardim Silveira, s/nº – Jardim Alvorada
Clínica da Família Centreville – Rua Bezerra de Menezes, 340 – Centreville
Clínica da Família Vila Luzita – Avenida Dom Pedro I, 4.197 – Vila Luzita
Clínica da Família Parque Miami – Estrada do Pedroso, 5.151 – Parque Miami

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo