São Cristóvão, cidade localizada a poucos 23 km de Aracaju, fundada em 1590 e considerada a 4ª capital a época mais antiga do País, detém todos os pré-requisitos para ser um dos xodós de Sergipe no pós-pandemia. Com um agradável roteiro a céu aberto, patrimônio histórico, rica em regionalidades, tem tudo para atrair viajantes do Brasil inteiro.
Um bom começo e a Praça de São Francisco exemplo material único do momento histórico em que Portugal e Espanha estiveram unidos sob uma mesma coroa. Faz parte dos 14 Patrimônios Mundiais do Brasil.. No meio da praça, um cruzeiro desenha ainda mais o século XVI.
O conjunto arquitetônico da igreja e convento São Francisco também merece atenção. São mais de 15 prédios tombados pelo Patrimônio Histórico e Cultural somente na parte alta da cidade.
O Complexo do Convento São Francisco construído no final do século XVI é um dos mais expressivos remanescentes dentre os que foram edificados pela Ordem Franciscana.
Mas tem ainda o Museu de Arte Sacra, que reúne peças que pertenceram às famílias nobres da região e foram doadas ao museu, principalmente advindas de engenhos da região do Agreste e Baixo São Francisco, expondo uma representação artístico/religiosa do século XVII ao XX.
No mesmo complexo está a Igreja de São Francisco e a Capela da Ordem Terceira de São Francisco, concluída no século XVIII, e que situada na ala esquerda do Convento, atual Fundação Museu de Arte Sacra de Sergipe.
O conjunto compreende ainda a igreja e convento de Nossa Senhora do Carmo e Capela da Ordem Terceira do Carmo (Senhor dos Passos), além da Sala Irma Dulce, onde a carmelita começou seus dias de reclusão.
Na Igreja da Ordem Terceira ou do Senhor dos Passos, o Salão dos Ex-votos chama atenção. O forro da capela-mor da Ordem Terceira foi restaurando e nesse processo se descobriu que embaixo da pintura havia um verdadeiro mosaico barroco. Possui ainda um claustro interno que deve ser visitado.
Mas é no Memorial Irmã Dulce, Inaugurado no dia 4 de abril de 2009, que turista se sente mais em casa. A sala localizada no Convento do Carmo é mantida pelos Frades Carmelitas e apresenta um resgate da trajetória da freira durante seu período de permanência no convento, quando definitivamente optou por servir aos pobres e doentes, confirmando a sua vocação religiosa.
Irmã Dulce permaneceu no convento de São Cristóvão por um ano e sete meses, tendo sido consagrada freira em 1934. De acordo com as memórias escritas pela própria Irmã Dulce, a passagem por Sergipe foi fundamental para que definisse os rumos de sua vida religiosa.
NATAL LUZ
Sem sombra de dúvida, é o maior evento natalino do Brasil. São 88 dias de pura magia e encantamento. O 38º Natal Luz de Gramado na Serra Gaúcha inicia dia 26 de outubro e segue até 21 de janeiro de 2024. “Iniciar a programação de natal em outubro e só terminar na segunda quinzena de janeiro, só Gramado faz isso, podem ter certeza”, disse a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Pereira Volk. A programação do Natal Luz de Gramado oferece atrações diárias a todos que visitam a cidade, “as pessoas podem vir para cá em qualquer data a partir de 26 de outubro”, completou.
PRESENÇA
Os CEOs do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, se encontraram, em Porto Alegre, com o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para entregar o convite oficial do Festuris ano 35. O governador adiantou que irá organizar a agenda para estar presente no evento. O encontro, também contou com a presença do secretário de Turismo do Estado, Luiz Fernando Rodriguez, presidente da ABAV RS, Lúcia Bentz, vice-presidente de Relações Externas da Abav RS, João Machado e Danilo Kehl Martins, presidente Sindetur RS.
AMAZONAS FC
O empate em 0 a 0 contra o Brusque, no último domingo, pelo jogo de ida da final da Série C, já é página virada no Amazonas Futebol Clube. O time se reapresentou nesta terça-feira, com foco total no duelo da volta no próximo domingo (22), às 17h (de Brasília), no estádio Augusto Bauer, em Brusque, interior catarinense. O torcedor amazonense acompanha com muito interesse esta partida, mas chegar a final de um campeonato é muito mais que apenas disputar o título. É uma das divulgações turísticas mais importante do cenário nacional. Através da competição, o Amazonas se tornou ainda mais conhecido.
CASTELO
Localizado no interior de São Paulo, o Castelo Park Aquático já está de portas abertas em sua mais nova temporada de diversão. A reabertura oficial aconteceu no último dia 1º de setembro e, desde então, o parque já mostra ser sucesso de público mais uma vez. Só no feriado do Dia da Independência, cerca de 6 mil pessoas passaram pelo Castelo Park Aquático. Os visitantes já podem conferir várias melhorias na estrutura, como as novas catracas na bilheteria, o novo ponto de recarga dentro do parque e a sala do silêncio, um espaço acolhedor onde os visitantes com autismo podem relaxar.
SECA NO AM
O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhou, nesta quarta-feira, às 8h, no ramal Cláudio Mesquita, localizada no quilômetro 2 da BR-174, a ação humanitária que está beneficiando as últimas comunidades via terrestre mapeadas para receber mantimentos em virtude dos efeitos da maior estiagem dos últimos 121 anos. As famílias das comunidades São Sebastião, São Pedro, Rei David, Cuieiras, Nossa Auxiliadora, Jeferson Peres, e algumas aldeias indígenas completaram a lista de cerca de 20 mil pessoas atendidas previamente dentro do cronograma montado pelas equipes.
OSTERIA
Já está em funcionamento em Gramado, na Serra Gaúcha, a Osteria Di Lucca- Italian Senses. O empreendimento faz parte do complexo do premiado Hotel Valle D’incanto. Com a concepção inspirada nas tradicionais Osterias criadas na Itália, o empreendimento promete trazer a simplicidade sem deixar de apresentar gastronomia de altíssimo padrão com foco nas especialidades locais como massas, carnes e peixes, e mesas compartilhadas. Explorar os sentidos para além do paladar onde todos os detalhes são pensados para encantar e colocar em prática o Italian Senses.