AtualidadesHome

Patrocinado pela BASF, “Cores do Amanhã” promove educação ambiental e arte em escolas de São Bernardo

A iniciativa tem como objetivo revitalizar muros de escolas em São Bernardo por meio de grafites inspirados em desenhos criados por alunos.

 

A preservação do meio ambiente e a promoção da sustentabilidade têm se tornado temas cada vez mais presentes em debates globais. Consciente da importância de educar e capacitar as novas gerações para enfrentar os desafios ambientais, a BASF, em parceria com a instituição Horizonte Educação e Comunicação e a Lei Federal de Incentivo à Cultura, lançou o projeto “Cores do Amanhã”. A iniciativa tem como objetivo revitalizar muros de escolas em São Bernardo por meio de grafites inspirados em desenhos criados por alunos.

Para desenvolver as ilustrações, os estudantes das escolas participantes passaram por uma imersão educativa sobre o tema “biodiversidade”, em colaboração com seus professores. Esse processo culminou na criação de desenhos relacionados à biodiversidade, que serviram de inspiração para os grafiteiros.

O coordenador de projetos da Horizonte Educação e Comunicação, Allan de Amorim, destacou a importância da iniciativa: “Além de estimular a reflexão sobre um tema muito relevante para a sociedade, a iniciativa tem dois atributos importantes: a liberdade criativa dos alunos ao criarem as ilustrações individuais e o senso de pertencimento, já que os estudantes têm a oportunidade de grafitar o muro de sua própria instituição, presenteando sua comunidade com arte.”

O projeto “Cores do Amanhã” realizou a pintura dos grafites em São Bernardo do Campo nos dias 5 e 6 de setembro, envolvendo as escolas E.E. Senador Robert Kennedy, cujo aluno Miguel Falbo Paz foi um dos vencedores, e E.E. Engenheiro Francisco Prestes Maia, representada pela aluna Evelin Tenório Leal, outra vencedora local. As fotos e vídeos dos grafites já estão disponíveis no site do projeto.

Evelin Tenório Leal, uma das vencedoras da localidade, compartilhou sua experiência: “Foi revigorante ter meu desenho escolhido para o projeto. Aprendi tanto na teoria quanto na prática, principalmente com os artistas grafiteiros que nos orientaram.”

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo