empregoHometurismo

Turismo gera 1 em cada 10 novos empregos

Jornalista Sérgio Moreira

 

No mês de julho, a indústria do Turismo gerou um em cada 10 novos postos de trabalho com carteira assinada no Brasil. Foram criados mais de 16,8 mil empregos nos variados segmentos que fazem parte da atividade turística no país. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (30.08) pelo Ministério do Turismo, com base nas informações do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Somente nos sete meses de 2023, o setor empregou cerca de 122 mil pessoas.

O segmento de alojamento e alimentação foi o que mais absorveu pessoas em julho, com a criação de mais de 9,4 mil vagas, seguido do setor de transporte rodoviário de passageiros, com mais de 1,6 mil novos postos. O grupamento de serviços, no qual o setor de Turismo está incluído, admitiu 56.303 novos profissionais.

Entre os estados, São Paulo registrou o maior número de novas contratações, com cerca de 5,6 mil novos postos de trabalho. No Rio de Janeiro, o setor foi o responsável por mais de 2,4 mil vagas e Minas Gerais, foram mais de 2,1 mil novos profissionais trabalhando no Turismo do estado.

NOVO CAGED – Plataforma desenvolvida pelo Ministério do Trabalho e Emprego que gera estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web. A metodologia adotada visa assegurar a qualidade e a integridade das estatísticas do emprego formal durante a transição dessas fontes de captação de dados.

 

Grupo Galpão comemora 40 anos

foto divulgação

Uma das companhias de teatro mais importantes do Brasil, o Grupo Galpão, que celebra seus 40 anos, ganha as ruas, espaços culturais e praças de sete cidades mineiras com “De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão”. O espetáculo, que estreou em 2014, é apresentado como um sarau de músicas e poesias, com direção das atrizes Lydia Del Picchia e Simone Ordones. Além das apresentações, em todas as cidades serão realizados bate-papos voltados a artistas e pessoas em geral interessadas nas artes cênicas. Toda a programação é gratuita.

“’De Tempo Somos’ é um espetáculo que nos desafia enquanto atores e nos proporciona uma relação muito direta com o público: uma abordagem diferente dos textos e, principalmente, das músicas, que já fazem parte do imaginário das pessoas que acompanham o Galpão nesses 40 anos – não é por acaso que algumas das canções são dedicadas a elas. Como é bom poder retornar a esse espetáculo, ter a plateia cantando conosco, e perceber que a história do Grupo se renova e se fortalece”, destaca Lydia Del Picchia, uma das diretoras do espetáculo.

Com direção musical e arranjos de Luiz Rocha, os atores cantam e executam, ao vivo, 25 canções de trabalhos mais antigos como “Corra enquanto é tempo” (1988), “Álbum de Família” (1990), “Romeu e Julieta” (1992), “Um Moliére Imaginário” (1997) e “Partido” (1999), chegando aos espetáculos mais recentes, como “Tio Vânia” e “Eclipse” (ambos de 2011). Além disso, serão apresentadas músicas inéditas, que surgiram em workshops internos, e textos sobre a passagem do tempo e o processo de criação artística. “A cantoria é a celebração do encontro, da festa, da disposição para seguir em frente (apesar de tudo que nos faz pender para o chão!), do espírito libertário e contestador inerente a toda reunião festiva”, explica Lydia Del Picchia.

Segundo Simone Ordones, atriz e também diretora do espetáculo, várias músicas que marcaram o repertório de espetáculos do grupo são revisitadas e recontextualizadas: “O foco desse sarau não é ser nostálgico, mas visar o futuro, o que está por vir; celebrar o que foi feito para apontar possíveis caminhos para o futuro”, explica.

foto divulgação

 

 

“Estamos celebrando nossos 40 anos de existência e, também, o retorno do teatro presencial, cara a cara com o público. Que bom! ‘De Tempo Somos’ é o espetáculo do Grupo Galpão em repertório que mais possibilita o nosso encontro como artistas onde o público está. A montagem é versátil e já coube em vários espaços diferentes: teatros, salas de eventos, saguão de cinema, coreto de praças, ruas, lonas de circo. Nesses encontros, coisas maravilhosas acontecem: olhos brilhando, lágrimas, gargalhadas… O público se vê refletido em nós; e nós, neles. Estamos em festa, viva o teatro! Viva o público brasileiro!”, completa Simone Ordones.

A turnê do Grupo Galpão em Minas Gerais é realizada pelo Governo de Minas Gerais e conta com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. As apresentações também têm o apoio cultural das prefeituras municipais de Unaí, Paracatu, João Pinheiro, Corinto, Curvelo, Cordisburgo e Sete Lagoas.

BH Airport recebe premiação

foto divulgação

Belo Horizonte, setembro de 2023 – O BH Airport acaba de receber o Prêmio ASQ, em evento na Coreia, sendo reconhecido pelo seu compromisso com a satisfação do cliente, por meio do programa Airport Customer Experience Accreditation. A iniciativa faz parte do Airport Service Quality (ASQ) do Airports Council International (ACI) Word e contribui para que os aeroportos possam melhorar suas práticas para proporcionar ao público viajante uma experiência singular.

 

 

 

“Somos o primeiro aeroporto do Brasil a ser reconhecido pelo seu compromisso com a satisfação das pessoas, o que nos dá imenso orgulho. Nos dedicamos diariamente em oferecer a melhor experiência aeroportuária aos clientes, o que começa em sua entrada no estacionamento, passando pelo atendimento no nosso mix de lojas até o acesso à sala de embarque e entrada na aeronave. Ao receber essa certificação temos a certeza que estamos no caminho certo em busca das melhores práticas de mercado”, destaca Herlichy Bastos, diretor de Operações do BH Airport.

foto divulgação

De acordo com ele, além das diversas ações diárias, que incluem limpeza, atendimento e acesso aos produtos e serviços, no final do ano passado foi concluída a fase 1 da reforma do Terminal de Passageiros 1. “Somos referência nacional e internacional na qualidade da prestação de serviços, com mais de 90 operações comerciais em todo o terminal. A modernização do terminal, que está cada vez mais bonito e funcional, contribui ainda mais para elevar o nosso patamar de excelência. Seguimos atentos às oportunidades de melhoria para estar sempre em alto nível de qualidade”, destaca.

foto divulgação

O programa Airport Customer Experience Accreditation desenvolve a capacidade de longo prazo dos aeroportos para aprimorar o gerenciamento da experiência do cliente. Os terminais participam de um processo abrangente de revisão e treinamento, o que inclui o envolvimento dos profissionais e o desenvolvimento da equipe.

 

Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a mais de 60 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.

 

Nos dias 14 e 15 de setembro, na sede do Clube do Condomínio Fazenda Solar em Igarapé, a 40 Km de Belo Horizonte, das 13h às 19h vai acontecer o 2º Seminário Sindicalismo e   Associativismo Moderno.

foto divulgação

 

O evento tem como um dos seus objetivos valorizar a contribuição e as boas práticas de governança praticadas pelos sindicatos, associações, cooperativas, circuitos, consórcios e demais instituições, que impactam positivamente o desenvolvimento do setor hoteleiro, gastronômico e turístico de Minas Gerais. Deve, também, destacar a importância das organizações patronais, laborais, empresariais e profissionais, na representação e defesa dos interesses coletivos de seus   membros.

Na programação do evento serão apresentados diversos projetos, programas e ações que contribuíram para melhorias na produção, divulgação, distribuição, comercialização de produtos e serviços, na organização, capacitação e qualificação empresarial e profissional, que transformaram a realidade das pessoas, das   empresas e de setores, em especial do turismo

foto divulgação

 

 

O 2º Seminário Sindicalismo Moderno é uma iniciativa da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), e conta com o apoio da Federação dos   Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado de Minas Gerais (FETHEMG) e o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

inscrições https://www.sympla.com.br/evento/2-seminario-sindicalismo-e-associativismo-moderno/2090689

 

 

Inn House Experience

foto divulgação

 

A Inn House Experience promete ser um dos grandes destaques da Equipotel deste ano. O espaço, promovido pela Brazil Sales, consiste em um estande completo que reproduz o modelo de guest house. A empreitada foi possível juntamente com a participação de parceiros: a Marcenaria Show, o Studio Cris Paola e a MDF Technology.

 

foto divulgação

A Marcenaria Show, de Emiliano Morais, é uma empresa especializada em mobiliário personalizado, conhecida por sua qualidade e atenção aos detalhes. Com uma equipe experiente de marceneiros, eles transformam projetos de sonho em realidade, oferecendo soluções de design únicas para seus clientes. Na feira, eles estão responsáveis por todo o mobiliário do estande e contam com patrocínio da Duratex Madeira, que é uma marca reconhecida no mercado e tem padrão internacional de qualidade.

O Studio Cris Paola é uma renomada firma que se destaca pela sua criatividade e expertise em projetos de design de interiores e arquitetura. Com uma abordagem inovadora e foco na personalização, eles transformam espaços em ambientes funcionais e esteticamente atraentes. Ano passado a arquiteta esteve responsável pelo projeto da Suíte Design na Equipotel, que fez bastante sucesso entre os visitantes.

Já a MDF Technology foi fundada por Júlio Ferreira e atua com inovação, oferecendo soluções como automação inteligente, segurança, chatbot e data center virtual, dentre outros. Na feira, estará responsável pela instalação de totens que oferecem serviço de check in e check out, além da automação em som e iluminação de ambientes.

O estande englobará vários espaços existentes em uma guest house. A recepção terá total acessibilidade, com área para check in e check out. A suíte montada na área pretende refletir uma experiência de hospedagem de excelência, com roupa de cama de qualidade e iluminação adequada, remetendo a conforto e relaxamento, pronta para atender às mais diversas necessidades do cliente. O banheiro exposto será um cômodo completo, com direito a banheira e espelho iluminado. Haverá ainda uma área de gastronomia e um jardim na saída do espaço.

Um dos grandes destaques será o auditório, dentro do mesmo estande e que promete movimentar a feira com palestras sobre gastronomia, mobiliário, arquitetura, automação, vendas e outros assuntos pertinentes ao setor. Quem quiser participar poderá conferir o evento entre os dias 19 e 22 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo. Informações: brazilsales.com.br, marcenariashow.com.br, studiocrispaola.com.br e mdftechnology.com.br

Coluna Minas Turismo Gerais, Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 Informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br

 

 

 

:

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo