AtualidadesHomeSanto André

Levantamento aponta Santo André com uma das menores taxas de homicídio do país

Santo André se destacou ocupando a oitava posição entre as cidades mais seguras do Brasil com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes

 

 

Santo André conquistou lugar de destaque no cenário nacional ao figurar na oitava posição entre as cidades com menores taxas de homicídios no país, considerando municípios com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes. Essa distinção foi revelada pelo “Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil”, um estudo que utiliza dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade da SVSA – Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde, e do Censo 2022 do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil emprega parâmetros para estabelecer os índices de segurança nas cidades de todo o Brasil. A principal métrica utilizada é a quantidade de mortes violentas a cada 100 mil habitantes. Esse cálculo é realizado com base na metodologia de classificação estatística de mortalidade da OMS – Organização Mundial da Saúde e foi conduzido pela empresa de tecnologia MySide.

Análise

Para alcançar esse resultado, o estudo analisou os dados de 1,5 milhão de óbitos ocorridos em 2022, consolidados no Painel de Monitoramento da Mortalidade da SVSA, do Ministério da Saúde. As cidades foram classificadas em quatro categorias: ranking geral (dados de todo o país), cidades com população entre 200 mil e 500 mil habitantes, municípios entre 500 mil e 1 milhão de habitantes e cidades com população superior a 1 milhão de habitantes.

Em sua categoria específica, Santo André se destacou ocupando a oitava posição entre as cidades mais seguras do Brasil com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes, registrando uma taxa de 11,7 assassinatos a cada 100 mil habitantes.

Investimento

“Mesmo a segurança sendo uma atribuição estadual, estamos investindo continuamente em segurança pública, para proporcionar uma cidade cada vez melhor para se viver. Ampliamos o monitoramento por câmeras, implantamos a Muralha Eletrônica de Segurança e entregamos novos equipamentos, viaturas e armamentos para nossa Guarda Civil Municipal. São instrumentos importantes que, juntamente com as operações integradas em parceria com as polícias, reduzirão ainda mais os índices criminais”, afirma o prefeito Paulo Serra.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo