AtualidadesHome

Roubo e furto de motos de alta cilindrada dobram no primeiro semestre

São Bernardo, Diadema e Santo André estão entre as dez cidades do Estado que registraram alta

 

 

 

Roubo e furto de motocicletas de alta cilindrada dobram em cidades da região

Todos os dias, são registrados uma média de 100 roubos ou furtos de motocicletas, no Estado de São Paulo. Nos seis primeiros meses do ano, a alta foi de 7,14%, na comparação com o mesmo período de 2022. Foram 18.292 eventos, entre janeiro e junho de 2023, e 17.073, entre janeiro e junho de 2022.

O crescimento preocupante foi impulsionado principalmente pelos casos de furto, que apresentaram um aumento de 16,24%. No primeiro semestre de 2023, foram reportados 13.071 furtos, enquanto no mesmo período do ano anterior, esse número era de 11.245.

Por outro lado, os roubos de motocicletas diminuíram 10,42% no primeiro semestre de 2023, totalizando 5.221 ocorrências, em comparação com 5.828 no mesmo período de 2022.

Alta Cilindrada

Um dado particularmente preocupante é o aumento significativo no roubo e furto de motos de alta cilindrada, com mais de 600 cc. No primeiro semestre deste ano, foram registrados 794 boletins de ocorrência, em comparação com 400 no mesmo período do ano passado.

ABC

São Bernardo, Santo André e Diadema também estão entre os municípios impactados por esse aumento alarmante. As cidades aparecem no Top 10 das localidades mais afetadas por esse tipo de crime.

TABELA INSERIR TABELA SE POSSÍVEL NESSA ALTURA DO TEXTO

“A situação dos roubos de motocicletas de alta cilindrada no Estado de São Paulo tem se agravado consistentemente desde 2022. O aumento de ocorrências é particularmente alarmante, pois mostra um padrão claro de crescimento contínuo e preocupante”, analisa o coordenador do Departamento de Pesquisas em Economia do Crime da FECAP, Erivaldo Costa Vieira.

O roubo de motos de alta cilindrada é mais comum do que o furto, ao contrário do que ocorre com motos de baixa cilindrada, que geralmente são alvo de furtos nas ruas. As motocicletas maiores costumam ser guardadas em garagens ou estacionamentos fechados, o que também contribui para a preferência dos criminosos por roubá-las.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo