Vereadores e moradores organizam manifestação contra Taxa do Lixo em Diadema
MARCOS FIDELIS
Uma mobilização popular promete tomar conta das ruas de Diadema, com uma caminhada marcada para às 9h da manhã na Praça da Matriz de hoje (02). O objetivo da ação é protestar contra a implantação da Taxa do Lixo pelo prefeito José de Filippi Jr – PT.
A caminhada, que se iniciará na Praça da Matriz e percorrerá o centro da cidade, contará com a participação de moradores e apoiadores da causa, além de quatro vereadores de oposição: Cabo Angelo – Sem partido, Eduardo Minas – PP, Reinaldo Meira – Solidariedade e Boy – União.
O vereador Eduardo Minas, um dos organizadores da caminhada, declarou: “A taxa do lixo é ilegal, mas, acima de tudo, desumana. Diversos segmentos se unem de forma unificada com um único objetivo: fazer com que essa injustiça tributária seja revogada imediatamente pelo prefeito Filippi.”
Os protestos em Diadema contra a Taxa do Lixo começaram em dezembro do ano passado e têm ganhado força. Para o Dr. Renaldo Rodrigues Junior, especialista em Direito Constitucional, a cobrança imposta pelo prefeito José de Filippi Júnior (PT) é ilegal. Ele argumenta que “são serviços específicos e divisíveis, e, portanto, cada um deve ser cobrado de maneira distinta, até pela natureza de cada um dos valores pagos”.