Ana Carolina Serra lança Frente Parlamentar em apoio aos Fundos Sociais
Deputada lidera iniciativa para fortalecer programas sociais nos municípios paulistas
A deputada estadual Ana Carolina Serra – Cidadania23, lançou ontem (28), a Frente Parlamentar em Apoio aos Trabalhos dos Presidentes dos Fundos Sociais Municipais do Estado de São Paulo, na Alesp. A iniciativa visa fortalecer e integrar os programas sociais, além de discutir maneiras de ampliar a atuação desses órgãos fundamentais no combate à insegurança alimentar.
Deputada Ana Carolina Serra lança Frente Parlamentar para fortalecer Fundos Sociais Municipais em São Paulo
Iniciativa busca integrar programas sociais e combater a vulnerabilidade no Estado
MARCOS FIDELIS
A deputada estadual Ana Carolina Serra – Cidadania23, lançou ontem (28), a Frente Parlamentar em Apoio aos Trabalhos dos Presidentes dos Fundos Sociais Municipais do Estado de São Paulo, na Assembleia Legislativa. A iniciativa visa fortalecer e integrar os programas sociais desenvolvidos pelos municípios paulistas, além de discutir maneiras de ampliar a atuação desses órgãos fundamentais no combate à insegurança alimentar.
Na cerimônia de abertura, a deputada Ana Carolina Serra destacou a importância de apoiar o trabalho dos fundos sociais. “A Frente Parlamentar nasce da necessidade comum a todos os fundos sociais: Apoio. Somos a primeira porta para quem mais precisa, recebemos pessoas com fome, sem vestimenta, desesperançadas. Precisamos estar equipados e preparados para esse primeiro atendimento, mas na maioria das vezes não estamos, senti isso na pele em Santo André”, afirmou a deputada.
Trabalho
Ana Carolina Serra, que esteve à frente do Fundo Social de Santo André desde o primeiro mandato de seu esposo, o prefeito Paulo Serra, traz consigo experiência em projetos voltados para a assistência social. À frente do Fundo, Ana Carolina trabalhou no fortalecimento de entidades assistenciais e criou programas que desempenharam um papel vital no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Entre esses programas, destaca-se o “Costurando com Amor”, no qual costureiras de Santo André produziram e distribuíram gratuitamente mais de 2 milhões de máscaras faciais para famílias em situação de vulnerabilidade social.
O prefeito de Santo André, Paulo Serra, também esteve presente no evento e destacou o impacto positivo da iniciativa liderada por sua esposa: “O que está acontecendo aqui é um pacto pelos fundos sociais. A Ana Carolina desempenhou um trabalho, iniciado em 2017, ano em que nem imaginávamos que viria uma pandemia… Começamos de maneira sutil e despretensiosa e acabou se tornando uma das principais estruturas de políticas públicas da cidade.”
Primeiras ações
A parlamentar também anunciou as primeiras ações parlamentares em defesa dos fundos sociais dos 645 municípios.
“Protocolamos uma emenda do PPA (Plano Plurianual) do Governo do Estado, garantindo a reserva de 2 milhões de itens anuais, entre cestas básicas e agasalhos para direcionamento aos fundos sociais das cidades. Pela proposta original a projeção era de apenas 500 mil unidades por ano, muito pouco para o atual recorte social em nosso estado. Anunciamos ainda, a criação de um grupo de trabalho com representantes do Governo do Estado, Alesp, Tribunal de Contas, Prefeituras e Fundos Sociais, voltado à revisão e modernização da Lei que criou o Fundo Social do Estado de São Paulo. Essa legislação é de 1968, não reflete o atual cenário social nos municípios”, contou Ana Carolina Serra.