Na última semana, o líder da maioria no Senado dos Estados Unidos, Chuck Schumer, anunciou uma emenda de lei bipartidária com o objetivo de forçar o governo a divulgar documentos sigilosos relacionados a OVNIs – Objetos Voadores Não Identificados, e assuntos extraterrestres. A proposta, caso aprovada, complementará o projeto de lei anual de política de defesa.
Schumer uniu forças com os senadores republicanos Mike Rounds e Marco Rubio para liderar esse esforço, visando à divulgação de informações que o governo denomina de “fenômenos anômalos não identificados” (UAPs, na sigla em inglês).
Essa não é a primeira vez que o Senado dos Estados Unidos aborda a questão dos OVNIs. Anteriormente, o ex-líder da maioria no Senado, Harry Reid, promoveu um projeto de lei para investigar incidentes envolvendo UAPs. Esse projeto resultou na criação do Programa de Identificação de Ameaças Aeroespaciais Avançadas em 2007, que investigou vários relatos de avistamentos de objetos voadores e se tornou o ponto de partida para uma série de teorias da conspiração.