A General Motors América do Sul deu um importante passo rumo à sustentabilidade ambiental, anunciando que a partir de 2035, todos os veículos lançados pela empresa serão exclusivamente elétricos, eliminando completamente as emissões de gases de efeito estufa associadas aos carros movidos a gasolina, etanol ou híbridos.
A informação foi revelada por Marina Willisch, vice-presidente de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da GM América do Sul. Com essa decisão, a GM se compromete a contribuir significativamente para a redução das emissões de gases poluentes, alinhando-se aos esforços globais para combater as mudanças climáticas e criar um futuro mais sustentável.
Futuro
“Na GM, nosso foco é ajudar a criar um futuro totalmente elétrico que funcione para todos”, afirmou Kristen Siemen, diretora de sustentabilidade da GM. “Estamos empenhados em fabricar veículos elétricos acessíveis, aprimorar nossa cadeia de suprimentos e investir em soluções de energia limpa. É uma missão grandiosa, e estamos orgulhosos do progresso que já fizemos e da nossa determinação em liderar esse caminho”, afirma o Relatório de Sustentabilidade 2022.
A transição para veículos elétricos também se reflete nas escolhas de materiais utilizados pela GM. A empresa está trabalhando para incorporar materiais de origem responsável em seus veículos, visando reduzir ainda mais a pegada de carbono. Em parceria com a First Movers Coalition para concreto, cimento, aço e alumínio, a GM busca soluções que resultem em menores emissões de CO2 durante todo o processo de fabricação dos veículos.
São Caetano
A fábrica de São Caetano é exemplo desse compromisso com a sustentabilidade ambiental. A GM construiu um telhado verde no local, contendo plantas e árvores nativas, um sistema de energia solar que abastece toda a unidade e um sistema de rega automática que capta água da chuva. Além disso, a proteção utilizada no entorno da fábrica é produzida a partir de conteúdo 100% reciclado e reaproveitado.