Após a intensa atuação da Frente Ambiental Viva Billings, a SABESP apresentou uma nota técnica na última quinta-feira (6) sobre a situação do Córrego Grota Funda, na região do bairro Eldorado, em Diadema, divisa com a capital paulista. A Frente Ambiental tem buscado soluções para avançar no desassoreamento da Represa Billings nessa área.
A solicitação da nota técnica partiu do Dr. Virgílio Alcides de Faria, membro da Frente e advogado ambientalista, visando obter detalhes sobre a situação atual do Córrego Grota Funda, um corpo d’água que faz divisa entre os municípios de São Paulo e Diadema.
De acordo com a nota técnica, o Córrego Grota Funda tem sua nascente na Estrada da Encosta e deságua na Represa Billings. Sua bacia de drenagem abrange uma área de 2,54 km², com 70,54 km de rede coletora de esgoto instalada e 8.089 ligações de esgoto. Por se tratar de uma área limítrofe entre Diadema e São Paulo, será necessário um trabalho conjunto entre as prefeituras de ambos os municípios.
Ocupação
A nota técnica revela que as margens do córrego estão praticamente ocupadas em sua totalidade, havendo a necessidade de remoção de residências para a implantação de um sistema coletor de esgoto. Essa remoção também deverá ser efetuada no Córrego Caviúna, um dos afluentes do Grota Funda, onde existe uma ocupação desordenada em terreno particular, com mais de 500 imóveis, muitos deles situados ao longo do córrego ou até mesmo em cima dele.