AtualidadesHomeTurismo

Especial Bahia Casa do Rio Vermelho, onde se respira amor

Seleucia Fontes


Sinopse – Conheça o lar dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai

Queria eu ter toda a capacidade narrativa de Jorge Amado, para revelar a vocês o que é visitar o último lar deste famoso escritor baiano e sua esposa, também escritora, Zélia Gattai. O que posso dizer é que tudo ali respira amor, cada móvel, livro, utensílio doméstico, roupa, livros, cartas preservadas para quem se dispuser a visitar a Casa do Rio Vermelho.

Localizada na Rua Alagoinhas, no bairro do Rio Vermelho, a casa nos recebe de terça a domingo, das 10h às 18h. Os ingressos valem R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), valores usados para a manutenção da estrutura, assim como a lojinha cheia de referências a esta visita deliciosa. Até camisas multicoloridas ao estilo Amado encontramos por lá.

A residência com cerca de dois mil metros quadrados foi adquirida pelo casal nos anos de 1960 e ao longo dos anos tornou-se uma referência para os intelectuais da época, incluindo nomes estrangeiros, como Pablo Neruda e Sartre e Simone de Beauvoir.

Boa parte do dia-a-dia do casal pode ser reconstituído a partir dos jardins deliciosos e dos banquinhos favoritos de Jorge e Zélia, que guardam suas cinzas. Salas e quartos, biblioteca e a deliciosa cozinha revelam o gosto pela simplicidade e o orgulho que sentiam das culturas baiana e brasileira.

Entre os objetos colecionados ao longo do tempo há, inclusive, uma coleção de bonecas Ritxokò, ícones da cerâmica indígena Karajá e tombadas como patrimônio cultural, guardadas ao lado de artesanatos de outras etnias, de vários cantos.

A biblioteca revela a “fonte” da qual bebia Jorge Amado e um dos ambientes reúne cartas trocadas pelo casal, com trechos que reverberam em áudio. Uma viagem no tempo e um combo de emoções.

Mais sobre o Rio Vermelho

Conhecido como o bairro boêmio de Salvador, o Rio Vermelho reúne bares, restaurantes, boates, barracas de acarajé e outros pratos típicos baianos. Entre as referências locais estão o Largo de Santana, o Largo da Mariquita e a Praia do Buracão. Já o antigo Mercado do Peixe foi transformado na Via Caramuru, que reúne vários empreendimentos animados e com música ao vivo.
Ainda no campo da gastronomia, no bairro vale conhecer o Boteco da Tetê – Casa Bohemia, em frente ao Teatro do Sesi. Com arquitetura moderna e acolhedora, o espaço possui três andares e cinco ambientes, além de um cardápio de dar água na boca, tudo sob o comando da empreendedora e Chef Tereza Paim.
Por fim, não deixe de conhecer o Mercado do Rio Vermelho, também chamado de Ceasinha, que oferece produtos e serviços diversos, como alimentos frescos e prontos ao consumo, flores e peças de artesanato.
Camisas coloridas de Jorge estão prservadas e há similares à venda Seleucia Fontes
Seleucia Fontes
Seleucia Fontes Cozinha é um convite ao aconchego

 

 

 

 

Quarto reúne móveis originais e audiovisual Seleucia Fontes

 

 

Seleucia Fontes Sala mantém do estilo de vida da família
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo