Setenta anos depois de Roterdã ter oferecido ‘Alegria de viver na ginástica’, agora Amsterdã quer que você ‘Se surpreenda’ e essa mensagem é reiterada pelos três embaixadores do evento – Epke Zonderland, campeão olímpico em 2012 na Barra Horizontal, e as irmãs Lieke e Sanne Wevers , campeão olímpico da Trave de Equilíbrio Rio 2016 – e também de Gymba, mascote oficial desta Gymnaestrada Mundial. A opinião vai ao encontro do compatriota Marco Antonio Bortoleto ,da Comissão de Ginástica para Todos da FIG. Ele descreve a World Gymnaestrada como “um rico encontro cultural que ajuda a educar a sociedade sobre a diversidade”.
Contrapondo-o às competições desportivas, que necessariamente dividem as pessoas em categorias, acrescenta: NA CHEGADA da Gymnaestrada Mundial fazem o contrário. Os participantes passam uma semana juntos e se apresentam juntos. Outro exemplo de diversidade entre os grupos que se apresentarão em Amsterdã vem do Brasil – especificamente o Grupo Abare, da cidade de Santo André . Abare significa amizade em tupi-guarani, uma das línguas nativas do Brasil, e esse grupo reúne pessoas de 10 a 73 anos. O grupo iniciou em 1994, sob a coordenação da prof. Maria Teresa Bragagnolo Martins até 2013, quando a Fefisa encerrou as atividades extracurriculares e em 2015 fechou as portas .
Em 2014 conseguimos um contato na prefeitura que cedeu o cesa Vila Floresta para os ensaios. Eles continuam acontecendo aos domingos de manhã com a coordenação da prof. Franceli de Souza Rose e a prof.
Teresa como supervisora .