Preços de combustíveis apresentam queda, mas expectativa é de aumento em breve
Marcos Fidelis
Presidente do REGRAN ressalta que mudança no ICMS pode aumentar gasolina a partir de julho
A última edição do Índice de Preços Ticket Log – IPTL revelou que os postos de abastecimento na Região Sudeste registraram queda nos preços dos combustíveis durante o mês de maio. O levantamento apontou que o litro do etanol foi comercializado a R$ 4,41, representando uma redução de 2% em relação a abril. Já a gasolina apresentou uma diminuição de 1,24%, sendo encontrada a R$ 5,56.
Apesar da aparente boa notícia para os consumidores, o presidente do REGRAN – Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do ABCDMRR, Roberto Leandrini Jr, ressalta que essa redução nos preços não deve ser motivo de comemoração.
Segundo ele, é necessário aguardar os próximos dias para observar o reflexo da mudança no modelo de cobrança do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). “É um recuo temporário, os preços voltam a subir novamente a partir de 1º de julho quando haverá mudança nos índices do ICMS”, destaca Leandrini Jr.
Ao ser questionado sobre a referida mudança, o presidente do REGRAN afirma: “É um modo de arrecadar, o governo tem a intenção de aumentar cada vez mais para cobrir seus custos exorbitantes”, finaliza.