Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
AtualidadesDiademaescolaGCM ROMUHome

Videomonitoramento evita furto em escola de Diadema

Três homens foram flagrados pelos GCMs da central integrada de videomonitoramento pulando dentro da Emeb Eva Maria, no Campanário; viaturas foram acionadas e chegaram ao local quando suspeitos já haviam evadido do local, mas nada foi levado

 

Atuação preventiva é uma das importantes ferramentas para a segurança e a Central Integrada de Monitoramento de Diadema prova essa teoria. Na noite de sábado, dia 13 de maio, as câmeras de videomonitoramento flagraram três homens invadindo a Emeb Eva Maria, no Campanário, e a atuação rápida da Guarda Civil Municipal (GCM) evitou que a unidade fosse furtada.

170523_Educacao_Reproducao_Eva_Maria_1

Era por volta das 23 horas, quando as imagens em alta resolução da Central mostraram os indivíduos pulando a grade que existe sobre o muro da escola. Imediatamente, duas viaturas foram acionadas e se dirigiram ao local. Quando chegaram na unidade escolar, os suspeitos já haviam se evadido. “Provavelmente notaram as luzes dos veículos e fugiram”, relatou o GCM subinspetor Alécio, coordenador da central.

As equipes entraram na escola e encontraram um balde com peças de fogão e disjuntores, no mesmo local onde os suspeitos foram avistados pelas imagens da câmera de segurança. “Toda a área foi vistoriada, mas não havia mais ninguém no local. No dia seguinte, uma das vice-diretoras foi até o local e constatou que nada foi levado”, completou o coordenador.

A Central Integrada de Monitoramento de Diadema foi reinaugurada em dezembro de 2022. O local foi construído em 2006, durante o terceiro mandato do prefeito José de Filippi Junior. Abandonada e desmontada por outra gestão, a Central foi reequipada e voltou a funcionar, com ainda mais câmeras, e conta com 350 câmeras, que transmitem 24 horas por dia imagens em alta resolução.

“As câmeras ampliam a sensação de segurança da população, nos permite agir preventivamente, tem ajudado na solução de furtos. É um ganho enorme para os moradores”, avaliou o secretário de Segurança Cidadã, Benedito Mariano. “Essa parceria entre a Segurança Cidadã e a Secretaria de Educação dá mais tranquilidade para a comunidade escolar”, completou a secretária de Educação, Ana Lucia Sanches.

Em fevereiro, as imagens das câmeras de videomonitoramento auxiliaram a polícia a prender um homem que roubou barras de ferro na Emeb Manoel Fiel Filho, no Taboão, enquanto a unidade passava por reforma. No início de maio, imagens também foram enviadas para a polícia para serem usadas em uma investigação de furto de material de construção na Emeb Florestan Fernandes, no bairro Eldorado.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo