Tem quem pensa que é uma cidade, quando na verdade não é um município. O vilarejo de Bichinho também não é uma vila. Na verdade é um Distrito do município de Prados, no interior de Minas Gerais. Está situado a 7 km de Tiradentes, a 150 km de Juiz de Fora e a 199 km de Belo Horizonte.
Aliás, nem se chama Bichinho! O Distrito oficialmente tem o nome de Vitoriano Veloso numa homenagem a um integrante negro da Inconfidência Mineira, mas como “bichinho” era o seu apelido, nada mais justo que a localidade também passasse a ser chamada pelo nome de Bichinho, não é mesmo?
Bichinho foi construída no início do século XVIII, durante a pioneira exploração de ouro no Estado de Minas Gerais. Na época o distrito fazia parte do território onde estão os municípios de São José del-Rei e Tiradentes. Os historiadores apontam que o local se desenvolveu por causa da descoberta de ouro na região. Hoje Bichinho se destaca pelo turismo histórico e cultural, com a valorização da culinária e do ar tesanato mineiro.
Para se chegar neste destino uma opção é a cidade histórica de Tiradentes, que garante acesso direto até Bichinho. A viagem começa na Rua Alvarenga Peixoto de táxi ou de carro próprio. Você ainda pode chegar de ônibus através da linha 4307. Se decidir partir de Belo Horizonte o acesso também é fácil. De carro, siga pelas rodovias MGC-383 e BR-040 por aproximadamente 3h30. Também é poss&iacut e;vel usar o transporte público, indo de ônibus até o município de Tiradentes.
—