AtualidadesHomePrefeituraRibeirão Pires

Prefeitura de Ribeirão Pires realiza fiscalização para combater invasões

Força-tarefa contou com a participação da Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano e a Guarda Municipal

 

 

A prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano e da Guarda Civil Municipal (GCM), realizou na última sexta-feira, dia 12, fiscalização e cadastramento de pessoas que ocupam uma ‘área particular em processo judicial’ no Parque Aliança. A ação teve como objetivo impedir que novas pessoas se instalem na área. Atualmente, no local, vivem cerca de 200 famílias.

 

Cerca 200 famílias vivem na área particular em processo judicial
Divulgação/PMETRP

Segundo a secretária da Pasta, Andreza Araújo, a fiscalização é fundamental para preservar o meio ambiente e diminuir os riscos para os próprios moradores. “Esse tipo de moradia em área particular em processo judicial pode causar danos irreparáveis ao meio ambiente, afetando a fauna, a flora e os recursos hídricos da região. Além disso, as pessoas que moram nessas áreas correm riscos de desabamento e incêndios, além de não terem acesso a serviços básicos como água, luz e saneamento”, destacou.

 

A ação contou com a participação do Grupo de Fiscalização Integrada (GFI), Fiscalização Ambiental, Departamento de Regularização Fundiária e Guarda Municipal.

Regularização Fundiária – A Prefeitura já regularizou quase mil terrenos desde o segundo semestre de 2021, quando iniciou o processo que ficou paralisado por mais de 30 anos. Já foram contempladas a Vila Guerda, Jd. Planteucal, Jd. Petrópolis, Porto das Dunas, Jd. Serrano e Planalto Bela Vista. Outros quatro núcleos já estão com os processos iniciados e devem ser contemplados nos próximos meses.

“É importante ressaltar que a regularização fundiária é um processo complexo, mas necessário para garantir que as pessoas vivam em áreas seguras e com infraestrutura adequada”, afirmou Andreza Araújo.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo