Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
AtualidadesHome

Consórcio ABC lança movimento de união pela paz nas escolas

No Dia Internacional da Educação, evento reuniu lideranças regionais para fomentar diálogo entre alunos e comunidade e enfrentar a violência

 

Com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a promoção da cultura de paz nas escolas da região, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC lançou, nesta sexta-feira (28/4), um movimento de união entre poder público, sociedade civil e entidades privadas. O lançamento da iniciativa ocorreu no evento Ação Paz nas Escolas, realizado no Teatro Municipal de Mauá.

Fotos: Evandro Oliveira/PMM

Realizado no Dia Internacional da Educação, o evento reuniu lideranças regionais para fomentar um ambiente de paz, por meio do diálogo entre alunos e comunidade, e enfrentar o problema da violência nos estabelecimentos de ensino. A ação foi organizada pelo Grupo de Trabalho (GT) Educação do Consórcio ABC, com apoio da Universidade Federal do ABC (UFABC).

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, afirmou que a união de representantes dos poderes públicos municipais, das Guardas Civis Municipais (GCMs), do Governo do Estado, dos Legislativos Estadual e Federal, da comunidade escolar e de toda a sociedade é fundamental para buscar alternativas contra a violência e para demonstrar que as escolas devem ser locais de paz.

“A educação transforma vidas. É necessário que caminhemos de mãos dadas para superar essa fase. Precisamos dialogar para deixar as diferenças de lado, pois a principal convergência que temos é a de cuidar de nossas crianças e jovens, maiores bens que temos na vida”, ressaltou.

 

Fotos: Evandro Oliveira/PMM

 

Durante o encontro, alunos representantes das unidades escolares das redes municipais de ensino da região apresentaram o Manifesto ABC Escola Lugar de Paz, elaborado pelos próprios estudantes.

No documento, os estudantes pedem que as escolas sejam espaços sem brigas e promovam o diálogo, a manifestação do pensamento, o debate democrático, a paz, o respeito à diversidade, além de contarem com ambientes acolhedores e bem conservados.

“A escola deve ser, acima de tudo, um lugar de paz. Independentemente da idade, devemos todos fazer parte deste movimento pelo ensino, pela igualdade e pela garantia de direitos para todos nós, crianças e jovens, em nossa região, no país e no mundo”, afirma o Manifesto ABC Escola Lugar de Paz, lida pela aluna Beatriz Bottaro Souza, da Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm, de Ribeirão Pires.

O evento contou também com a presença dos prefeitos de Ribeirão Pires, Guto Volpi, e de Rio Grande da Serra, Penha Fumagalli, do deputado estadual Rômulo Fernandes, do dirigente regional de Ensino de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Edson Donizetti Porto, do secretário-executivo do Consórcio ABC, Mário Reali, da coordenadora do GT Educação e secretária da pasta em Diadema, Ana Lúcia Sanches, e dos secretários de Educação de Mauá, José Luiz Cassimiro, de Ribeirão Pires, Rosi de Marco, e de Rio Grande da Serra, Alessandra Barchhini, representantes das polícias Civil e Militar, das GCMs, dos Conselhos Tutelares, do Fórum Regional de Educação, entre outras autoridades.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo