HomeVinhos

Tintos e Tantos Outros

o sabor e o saber do vinho

Humberto Domingos Pastore

Humberto Domingos Pastore
Vinho é a vingança masculina ao sapato da mulher. Sempre cabe mais uma garrafa na adega”
Autor Desconhecido

Harmonização na medida acertada
    Verdade seja dita! Fica sempre um fiozinho de dúvida quando se trata da questão de harmonizar o vinho com o prato que vai ser servido na refeição. Pensando nesta costumeira dor de cabeça, aqui vão algumas dicas infalíveis.
    Prá começar enumeramos dez pratos que ficam ainda melhores com uma taça de vinho certo. Vai comer Bacalhau com natas, opte por um Alvarinho. É Camarão alho e óleo, vá de um Rosé. Vai comer um Ceviche? Aceite um Sauvignon Blanc. E continue no Sauvignon Blanc se forem Ostras. Espaguete à Bolonhesa, abra um Sangiovese. É Fondue de queijo? Acerte com Pinot Grigio. Vá de Barolo se for comer Ossobuco. Prá fazer sucesso com Parrilla, um Malbec resolve. Optou por uma Pizza pepperoni o ide al é um Barbera. Está frio e vai de Sopa de Cebola então coloque na taça um Chardonnay.
    Se o encontro gastronômico será com frango, as sugestões de harmonizações com vinhos são estas. Frango assado com Chardonnay. Frango a passarinho com Espumante. Frango cozido ou ensopado leve, com Sauvignon Branc. Peito de frango à milanesa com Espumante Rosé. Frango Teriaki com Pinot Noir.
    Se a escolha foi massa sabemos que existem diversas possibilidades para esses pratos, mas aqui vão algumas sugestões, lembrando que é o molho que vai ditar as regras. Papardelli ao ragu, um Montepulciano. Ravioli de pêra com queijo brie, um Chardennay. Penne al Gamberatti, um Rosé. Talharim ao Funghi, um Pinot Noir. Pizza Marguerita, um Sauvignon Blanc. Lasanha à Bolonhesa, um Madai.
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo