Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
HomeMauáSaúde

Posto de Coleta de Sangue de Mauá completa um mês

1073 pessoas já fizeram doação no local. Cada bolsa coletada pode ajudar até quatro pacientes

 

 

Nesta quarta-feira (26/04), o Posto de Coleta de Sangue de Mauá completa um mês de funcionamento, cumprindo seu papel essencial de salvar vidas. Até esta terça-feira (25/04) 1073 pessoas fizeram a doação. Para se ter uma ideia da importância do gesto, cada bolsa coletada, pode ajudar quatro pacientes. O espaço é fruto da parceria entre a Prefeitura Mauá e a Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue) e tem capacidade de atender 1,3 mil doadores por mês.

Localizado na Rua Luís Lacava, 229, no prédio do CRSMCA (Centro de Referência em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente), o Posto dispõe de recepção, sala de coleta, repouso, lanche, pré-triagem e duas de triagem. Contempla uma demanda dos moradores, que antes precisavam se deslocar para outros municípios para doar sangue. Busca também incentivar o gesto solidário, ajudando a manter o estoque na região.

O material recebido é encaminhado para o hemocentro da Colsan, em São Bernardo do Campo. E rende hemocomponentes como concentrado de hemácias, de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado, enviados a hospitais públicos do Grande ABC, entre eles o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini.

O horário de funcionamento Posto de Coleta de Sangue de Mauá é de segunda a sábado, das 8h às 12h30. A doação poderá ser agendada pelo aplicativo COLSAN, que pode ser baixado na Google Play Store e Apple Play Store. Existe a opção sem a marcação da coleta, por ordem de chegada no local. O posto conta com médico, enfermeiro, captadora, técnico em enfermagem e recepcionista, além de apoio operacional.

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos (a primeira coleta antes dos 60 anos), pesar acima de 50 kg, estar em boas condições de saúde e vir alimentado, porém evitado refeições gordurosas três horas antes.

No local é necessário apresentar documento oficial e original de identidade com foto contendo CPF e dentro do prazo de validade (RG, carteira profissional ou de habilitação). Menores de 18 anos, acompanhados de adulto, deverão levar o Termo de Autorização de doação preenchido, com firma reconhecida em cartório e RG (original e cópia) de ambos. Outras informações podem ser obtidas no link:  https://colsan.org.br/site/doador/requisitos-para-doacao/.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo