Politica

Editorial – Orelha em pé!

 Alguém já reparou que sempre que a chapa institucional esquenta, aparecem borbotões de factoides sobre doenças, alimentos, crimes, catástrofes etc.? Com a casta política em cheque, tramando anistiar a corrupção patente, evidente e desbragada e a volta dos mortos vivos em 2018, sob a imposição de “listas fechadas”, nada melhor que a histeria e pânico causados não diretamente por agentes federais na Operação Carne Fraca, mas, pelo estardalhaço exacerbado da mídia. 
A avidez por notícias gera factoides e estes geram o caos. Dizia Descartes: “De omnibus dubitandum est” (Deve-se desconfiar de tudo) há quatro séculos atrás. George Wells quase provou suicídios em massa nos USA com sua novela radiofônica “A guerra dos mundos” em 1938, narrada pelo notável Orson Wells. Diz a sabedoria popular que quanto menos se desconfia, maior o susto. 
Parafraseando Marx, que o capitalista fica excitado ante 10% de lucro, torna-se temerário ante 50% e enfrenta até o risco de perder a cabeça ante 100%, todo mundo sabe. Que fiscais públicos – em todos os níveis – estão dentre os mais coniventes, para não dizer corruptos, quando o pixuleco é bom, também é fato consabido. Que o “Efeito Rambo” pode contaminar policiais mal selecionados e preparados, idem. 
Estamos numa grave crise estrutural. Junte tudo com o jornalismo sensacionalista e teremos todos os motivos para ficarmos de orelha em pé… 
 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo