O artigo publicado nesta semana na revista científica Systematic Botany mostra a pesquisa do doutorado da bióloga, especialista e doutoranda em Botânica, Mayara Pastore, nascida em São Caetano do Sul e hoje residente em Belém do Pará, no Norte do Brasil. No ano de 2021 ela descobriu uma espécie n ova de cipó, cujo nome específico escolhido foi “yrypoana” que se refere a yrypo que significa cipó na língua dos Sataré-Mawé, povos originários da região de ocorrência desta descoberta.
Mayara explica que se trata de um cipó bem alto das florestas e com flores bem pequenas, existente só na Amazônia, por isso encontrada apenas na região entre Manaus e oeste do Pará no município de Santarém na floresta de terra-firme ao longo da Bacia do Rio Amazonas entre os rios Madeira e Tapajós.
Até então era conhecida apenas por três amostras que permaneceram com identificação duvidosa na coleção científica por pelo menos 60 anos. Com os dados atuais, ela se enquadra como em perigo de extinção devido a perda de habitat por causa da expansão imobiliária, agropecuária e mineração ilegal.