AtualidadesDiademaHome

Frente Ambiental é lançada em Diadema e propõe desassoreamento e atividades na represa

MARCOS FIDELIS

 

 

 

A Frente Ambiental Viva Billings tem promovido um amplo espaço de debate em relação a medidas que podem ser adotadas para preservação das áreas de mananciais em Diadema. “Desassorear esse braço (Grota Funda) é fazer com que o cenário de 20 anos atrás volte a ser realidade”, destaca Vera Lucia, entusiasta da Frente.

 

foto divulgação

 

Frente Ambiental propõe desassoreamento e porto náutico na Billings em Diadema

 

Lançada neste mês, a Frente Ambiental Viva Billings, em defesa de um dos maiores e mais importantes reservatórios de água da Região Metropolitana, tem promovido um amplo espaço de debate em relação a medidas que podem ser adotadas para preservação das áreas de mananciais em Diadema.

Vera Lucia Rocha, empresária e entusiasta da frente, destacou que a iniciativa vai impactar futuras gerações. “Meu empreendimento (um restaurante localizado no bairro Eldorado) fica às margens da represa, é um espaço lindo, porém, nos últimos anos tenho visto cada vez menos água. Desassorear esse braço (Grota Funda) é fazer com que o cenário de 20 anos atrás volte a ser realidade”, conta Vera ao exibir uma foto da década de 90 onde crianças se acomodavam debaixo de uma árvore centenária no estacionamento de seu restaurante, com barcos ao fundo.

Além do desassoreamento do braço do Reservatório em Eldorado, na divisa com o município de São Paulo, o coletivo também pensa na instalação de um porto náutico, promovendo atividades de navegação, escola de vela e outras práticas esportivas e de lazer.

Fazem parte do grupo o MDV – Movimento em Defesa da Vida, liderado pelo renomado advogado ambientalista Virgílio Alcides de Farias, Associação Amigos Sete Praias, presidida por Vera Lucia Rocha e instalada na Capital Paulista, além de um grupo de estudos liderado pela Prof. Dra. Martha Marcondes da Universidade de São Caetano do Sul e população geral.

Monitoramento

Nesta sexta, 17, representantes da Frente Ambiental estiveram em navegação pela Represa Billings com o objetivo de captar amostras de água para estudos liderados pela Prof. Dra. Martha Marcondes. A atividade é rotina dos envolvidos e promove um melhor entendimento sobre a qualidade da água e, principalmente, uma perspectiva sobre a possibilidade de atividades náuticas.

Meio Ambiente

Para o Secretário Adjunto de Meio Ambiente de Diadema, André Luiz, a frente desempenha um papel essencial junto à cidade. “É um espaço plural e democratico onde todas as pessoas possam interagir. Garantindo, principalmente, a informação de assuntos que impactam diretamente no cotidiano, como a Billings”, destaca André.

Alinhada com os objetivos de preservação, a Prefeitura já vem realizando diversas intervenções nas áreas ao entorno, como a instalação do Parque Linear, ao custo de R$ 2,5 milhões com previsão de entrega de suas etapas 1, 2 e 3 em 12 meses. “Nesta sexta finalizamos a instalação de gradil, já promovemos a limpeza do terreno, 86 mudas de árvores nativas já foram plantadas. É necessário enfatizar nosso compromisso de construir, junto com à Frente Ambiental, o futuro desse recurso natural tão importante para nossa cidade”, destaca o secretário adjunto André Luiz.

Capital

Existem ainda ações realizadas na Capital Paulista, que vão ao encontro dos interesses da Frente, como o Projeto Terra da Associação Amigos Sete Praias, que, através de uma parceria com a Prefeitura de São Paulo, vem buscando a preservação ambiental do bairro.

Projetado por Marcos Fidelis, a iniciativa tem em seu pilar duas etapas: instalação de espaço colaborativo para palestras, horta comunitária, atividades ambientais e conscientização e a integração, em sua fase dois, com a Billings através de um braço para esportes aquáticos.

 

 

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo