Geral

Exame eletroforese, de baixo custo, pode detectar câncer raro

 O REPÓRTER recebeu Rogério de Souza Oliveira para falar sobre o mieloma múltiplo, um câncer sanguíneo raro, pouco conhecido e divulgado. A doença se desenvolve na medula óssea devido ao crescimento descontrolado de células plasmáticas.
Oliveira é portador da doença, foi diagnosticado em 2011 e diz que o grande problema do mieloma é que ele pode ser facilmente confundido. “90% dos pacientes sentem dores ósseas que se confundem muito com uma osteoporose, e é aí que está o grande problema”.
Infelizmente a doença ainda não tem cura, porém, existem tratamentos paliativos como quimioterapia, transplante de medula óssea e a manutenção dos tratamentos, conferindo ao paciente qualidade de vida.
Oliveira afirma que o exame eletroforese de proteínas séricas, pode detectar a doença. “O exame custa em torno de R$ 30 a R$ 40 e apresenta um gráfico mostrando uma disfunção que já aponta para um eventual mieloma múltiplo”. Na Região, a doença pode ser tratada na Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo