Jeniffer Jones, a primeira mulher a servir como presidente do Rotary International, é a líder perfeita para divulgar o bom trabalho do Rotary ao redor do mundo e inspirar seus associados a continuar fazendo a diferença.
Associada ao Rotary Club de Windsor-Roseland, no Canadá, registra um fato histórico: é a primeira mulher a exercer o cargo de presidente nos 115 anos de existência do Rotary, esteve em visita ao Brasil onde, na cidade do Rio de Janeiro participou das festividades em comemoração ao centenário do Rotary Club do Rio de Janeiro.
Na noite do dia 02 de março de 2023, Jeniffer Jones recebeu na Câmara Municipal de São Paulo o titulo de Cidadã Paulistana em sessão solene que contou com a presença dos rotarianos de São Caetano do Sul, Aldo Simionato Filho, Izabel Cristina Mattos de Oliveira e a Governadora Assistente do Distrito 4420, Márcia Gallo, que viveram momentos memoráveis, com a ilustre visita da Presidente do Rotary Internacional.
A presidente do Rotary International se colocou à disposição para parcerias com projetos sociais desenvolvidos pelo Governo de São Paulo, destacando que “Esta visita é uma oportunidade de mostrar nosso trabalho. O Rotary se dedica a diferentes causas pelo mundo, como a promoção da paz, combate a doenças, água limpa e saneamento, saúde de mães e filhos, apoio à educação, desenvolvimento econômico e proteção do meio ambiente”, disse Jones.
O Rotary é uma rede global de líderes comunitários, que tem como missão servir ao próximo, difundir a integridade e promover a boa vontade, paz e compreensão mundial. Atualmente, o Rotary está presente em 219 países, atuando por meio de mais de 36 mil Rotary Clubs, que juntos somam aproximadamente 1,2 milhão de voluntários. No Brasil a organização conta com 2.332 Rotary Clubs e 49.979 associados.
A organização age desde a prevenção até o tratamento e já criou, em São Paulo, clínicas itinerantes, centros de doação de sangue e promoveu treinamentos para comunidades carentes afetadas por surtos e sem acesso a atendimento médico. Também atua na luta contra a malária, HIV/Aids, diabetes, pólio, dentre outras doenças.
Durante o encontro, Jennifer Jones falou ainda sobre uma iniciativa do Rotary chamada “Empoderamento de meninas” que busca incentivá-las nas mais diversas atividades. Em seguida, o Secretário Estadual de Negócios Internacionais destacou que pela primeira vez o Estado de São Paulo conta com uma secretaria específica para as mulheres, a Secretaria de Políticas para a Mulher, liderada por Sonaira Fernandes, que está desenvolvendo ações pautadas em autofinanciamento e empreendedorismo; dignidade e saúde; e combate à violência.