São Caetano recebe exposição “O vazio abarcado”, de Aline Moreno e Jeff Barbato
Mostra reúne 22 obras na Pinacoteca Municipal, que contemplam a produção mais recente da dupla
A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul recebe a exposição “O vazio abarcado”, de Aline Moreno e Jeff Barbato. A abertura será no próximo dia 11, sábado, a partir das 14h, na Pinacoteca Municipal (Av. Dr. Augusto de Toledo, 255, bairro Santa Paula). A exposição fica em cartaz de 13 de março a 7 de junho: visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A entrada é gratuita e livre para todas as idades.
A curadoria é do jornalista e poeta Jurandy Valença, diretor da biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. A atividade em São Caetano tem o apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Pró-Memória. O projeto conta com recursos do ProAC – Programa de Ação Cultural São Paulo.
Obra ‘abundantes em veios de ferro’, de Jeff Barbato
Obra ‘paisagem infinita’, de Aline Moreno
As obras expostas, em sua grande maioria, foram produzidas especificamente para a exposição, entre 2021 e 2022, no intuito de propor reflexões acerca do envolvimento dos artistas com os municípios de Campinas e de Sorocaba (SP). Para a edição em São Caetano, foram inseridas novas obras, incluindo trabalhos expostos nas paredes.
A pesquisa de Aline e de Jeff para o projeto passa por regiões geograficamente acidentadas, com elevações e de acentuada transição, ambas atravessadas pela linha férrea Sorocabana, considerada historicamente uma região de passagens, rasgos e transitoriedades. Aline tem o foco na criação e apropriação de paisagens e Jeff na criação de percursos a partir de fissuras, buracos, feridas e cicatrizes.
“Ambos discutem a representação da natureza, da paisagem por meio de operações poético-visuais que remetem à cartografia. Mas não aquela que entendemos como a representação geométrica plana, simplificada e convencional da superfície terrestre ou de parte dela. Eles, de certa maneira, exibem – cada um ao seu modo – um trompe l’oeil, expressão francesa e um recurso técnico-artístico empregado com a finalidade de criar uma ilusão de ótica”, diz o curador Jurandy Valença.
A Pinacoteca de São Caetano do Sul foi inaugurada em 2002, integrando a estrutura da Fundação Pró-Memória. Teve como proposta inicial abrigar uma coleção de arte premiada nos Salões de Arte Contemporânea que ocorreram no município entre 1967 e 1980. Hoje é considerada equipamento público de referência entre os espaços culturais do Grande ABC.
Serviço
“O vazio abarcado”, de Aline Moreno e Jeff Barbato
Curadoria: Jurandy Valença
Onde: Pinacoteca de São Caetano do Sul | Av. dr. Augusto de Toledo, 255, bairro Santa Paula
Abertura: 11 de março de 2023, sábado, das 14h às 17h
Visitação: de 13 de março a 7 de junho de 2023, segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Gratuito
Ficha técnica
Artistas: Aline Moreno e Jeff Barbato
Curadoria: Jurandy Valença
Concepção expográfica: Jeff Barbato
Projeto Gráfico: Jeff Barbato
Audiodescrição: Cris Kenne
Produção: LaCasita Ateliê e Brecha Cultural
Apoio institucional: Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul
http://www.fpm.org.br