Braskem abre as portas para comunidade conhecer processos de produção
Maior produtora de biopolímeros, Braskem abre portas para comunidade
Marcos Fidelis
O Programa Formando Laços que recebe comunidade, visitantes de universidades, clientes e fornecedores para conhecer o Polo Petroquímico é ampliado.
Com objetivo de manter um canal aberto e estabelecer uma relação de parceria e proximidade com as comunidades no entorno de suas operações, a Braskem criou, há nove anos, o Programa Formando Laços.
A equipe do REPÓRTER esteve, na última semana, acompanhando o processo de produção da petroquímica sediada na divisa de Santo André e Mauá. Ao todo, mais de 4.200 pessoas percorreram o Polo em mais de 230 visitas realizadas desde seu início. Em 2022, a Braskem recebeu 350 pessoas em 27 visitas à sua planta industrial do ABC Paulista por meio do programa.
Visita
Ao desembarcar na indústria, colaboradores apresentam as medidas de segurança e as principais informações dessa gigante. Em seu portfólio existe uma gama de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros.
Segundo Sylvia Tabarin, gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste, para esse ano a empresa espera receber um número expressivo de pessoas. “Nosso objetivo é estar cada vez mais próximo da comunidade e abrir as nossas portas em diferentes dias e horários, mostrando a constância de nossos processos”, afirma.
Segurança
Uma das principais paradas é o Centro de Treinamento de Brigadistas, um espaço localizado dentro da planta com o objetivo de auxiliar no controle de qualquer possível incidente na Braskem ou nos associados do COFIP – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC, a medida em conjunto garante o atendimento rápido e eficaz em qualquer emergência. Caminhões de combate à incêndios, equipamentos de última geração no controle de vazamentos e redução de danos ambientais e constantes treinamentos para toda equipe fazem parte das medidas adotadas.
Controle
Cerca de 2 mil colaboradores diretos e indiretos fazem parte do dia-a-dia da planta no ABC, a maior parte em um polo tecnológico de controle. Através de computadores e sistemas de monitoramento, profissionais comandam todas as ações industriais.
Meio Ambiente
O Plástico Verde da Braskem, feito a partir da cana-de-açúcar, fonte renovável, captura 3,09 toneladas de CO2 durante seu processo produtivo, um dos gases causadores do efeito estufa é realidade na maioria das casas brasileiras através de embalagens de diversos segmentos. Seu grande diferencial é contribuir para a redução da emissão dos gases do efeito estufa na atmosfera.
Conheça
Neste ano, o Programa foi ampliado com o intuito de facilitar o acesso aos interessados que não têm disponibilidade em horário comercial. Pelo novo modelo, as visitas guiadas podem ser realizadas também no período noturno, às segundas-feiras e quinzenalmente aos sábados pela manhã, sendo guiadas por ex-integrantes aposentados, agregando seu histórico de conhecimento e vivência em processos de produção. Para agendar sua visita basta acessar o site (www.braskem.com.br/agendar-visitacao-braskem).