Inicio este encontro com a pergunta, qual a utilidade do Carnaval? Para bem responder à questão é necessário um mínimo de conhecimento de história geral. Carnaval é um festival do cristianismo ocidental, é a resposta dada pela Wikipédia. Surpreso? Exatamente o carnaval é um dos muitos legados da Igreja Católica, de modo especial para o mundo ocidental. É um período festivo que antecede o tempo da quaresma, onde os cristãos são convidados ao jejum, penitência e oração em preparação da Páscoa de Jesus. Mas qual sua utilidade prática para a sociedade nos dias de hoje? Depende muito da realidade de quem o experimenta. Economicamente falando é muito rentável para quem promove bailes, desfiles de escola de samba, blocos carnavalescos… Portanto, além de lúdico, o carnaval em consequência de suas promoções gera empregos. Socialmente falando são dias onde os participantes abrem mão da rotina e procuram desfrutar das alegorias apresentadas pelos promotores da festa para em seguida voltar à normalidade.
Aliás no Brasil existe uma lenda, de que o ano civilmente falando, só tem início na quarta-feira de cinzas. Para mim o carnaval é um tempo em que me preparo para viver a quaresma rumo a festa da Páscoa. Neste contexto ele tem uma utilidade ímpar, pois, utilizo esses dias para desfrutar o feriado prolongado. Aproveito, também, para refletir sobre a minha páscoa que um dia chegará como chegou a de Jesus a aproximadamente dois mil e duzentos anos atrás. Esse feriado prolongado que se inicia hoje tem muitos recados em sua trama festiva, cabe a cada um descobrir os recados de Deus.
A liturgia nesse domingo de carnaval, o sétimo do tempo comum, nos presenteia com os seguintes textos bíblicos: Levítico 19,1-2. 17-18; Salmo 102(103); 1 Coríntios 3,16-23; Mateus 5,38-48. Jesus no evangelho deste domingo encerra seu ensinamento: “Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito!”
Bom feriado prolongado para você e família e feliz quarta-feira de cinzas!