São Paulo recebe espetáculo infantil que discute o protagonismo feminino “Quem são elas?”
Peça, que traz à cena mulheres de trajetória notáveis, entre elas a pintora Frida Kahlo e a ativista pelos direitos humanos Malala Yousafzai, estreia dia 4 de fevereiro, no Teatro Alfredo Mesquita, em sessões gratuitas.
São Paulo será o palco do espetáculo infantil “Quem são elas?”, que fará apresentações gratuitas no Teatro Alfredo Mesquita de 04 a 12 de fevereiro, sábados e domingos às 16h. Todas as sessões terão acessibilidade em libras e áudio descrição.
O espetáculo “Quem são elas?” aborda o protagonismo feminino, trazendo à cena mulheres com trajetórias notáveis na história, como a pintora Frida Kahlo, a ativista pelos direitos humanos Malala Yousafzai, a astronauta Valentina Tereshkova, a escritora Carolina Maria de Jesus e muitos outros grandes nomes femininos.
“Quem são elas?” conta a história de Marta, uma menina sonhadora que adora jogar bola. Numa manhã chuvosa e entediante, ela é convidada para uma viagem pelo espaço-tempo conduzida por diferentes mulheres, passando por diversos lugares e épocas. Nessa aventurosa viagem, Marta descobre e entende muitas questões sobre a história dessas mulheres e sobre sua própria história.
A peça é escrita por Sofia Fransolin, com direção de Ana Carolina Salomão, figurinos de Priscila Soares, cenário de Luísa Colima, animação gráfica de Marina Faria e produção de Marina Branco. No elenco, as atrizes Amanda Anequini e Jéssica Magalhães interpretam oito personagens.
“A história é sobre um sonho. O sonho de uma menina que, como toda menina, está crescendo e se tornando uma mulher adulta. Nesse caminho, ela se encontra com outras importantes mulheres da história do mundo, e percebe que estas conseguiram transformar seus próprios sonhos em realidade”, disse a diretora Ana Carolina Salomão. “Escrito, interpretado e dirigido por mulheres, ‘Quem são elas?’ nos lembra que todas as pessoas, independente do seu gênero, podem ser e fazer o que quiserem e que sonhos são possíveis.”
Incentivo à leitura
Além das apresentações teatrais, o projeto contempla ações de incentivo à leitura, com distribuição gratuita de livros ilustrados que trazem a história de vinte e quatro personalidades femininas. Os livros serão distribuídos entre os espectadores da peça teatral.
Recreio nas Férias
O projeto também estará presente na programação do Recreio nas Férias nos CEU’s Aricanduva, Jaguaré, Parque Bristol, respectivamente, fazendo apresentações para os alunos participantes das instituições de 23 a 25 de janeiro.
Esse projeto é realizado pela Mercúrio Cultural, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Grupo Comerc Energia, além do apoio da Think Projetos e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Serviço:
DATA: De 04 a 12 de fevereiro
HORÁRIO: Sábados e domingo às 16h
LOCAL: Teatro Alfredo Mesquita
ENDEREÇO: Av. Santos Dumont, 1770 – Santana, São Paulo
INGRESSOS GRATUITOS (Distribuição dos ingressos na bilheteria do teatro com 1h de antecedência de cada apresentação)
*Todas as sessões possuem acessibilidade em libras e audiodescrição
Sobre a Mercúrio Cultural
A Mercúrio Cultural surgiu da vontade de darmos vida às nossas ideias artísticas, colocá-las em prática e levá-las para os mais diferentes públicos nos mais diversos lugares onde nossas asas pudessem nos levar. Sediada na capital paulista e na cidade de Campinas, a Mercúrio Cultural atua desde 2014, na produção de espetáculos teatrais adultos e infantis, elaboração e produção de projetos via leis de incentivo e editais, oficinas de formação, festivais culturais, entre outros, dialogando com excelentes profissionais e com foco na democratização de acesso à cultura e formação de plateia. Fundada pelo ator e publicitário Bruno Ferian, atualmente nosso time é formado por Rodrigo Lopes, ator e produtor, e Marina Branco, atriz e pedagoga, todos com atuação no mercado artístico há mais de dez anos. Em oito anos de atividades, foram realizadas turnês em diversas cidades do Brasil, além de temporadas na capital paulista, levando a arte teatral para mais de 100.000 espectadores. Tudo isso só foi possível graças ao apoio e patrocínio de empresas que acreditam em nosso trabalho e no poder de transformação social que a cultura exerce.
Site www.mercuriocultural.com.br
Facebook www.facebook.com/mercuriocultural
Instagram www.instagram.com/mercuriocultural