Iniciemos orando: “Deus eterno e todo-poderoso, dirigi a nossa vida segundo o vosso amor, para que possamos, em nome do vosso Filho, frutificar em boas obras. Por nosso Senhor, Jesus Cristo, que convosco vive e reina para sempre. Amém.” Esta oração que será feita em todas as celebrações, amanhã, possui elementos para refletirmos durante toda a terceira semana do tempo comum.
Podemos nos perguntar: deixamos Deus dirigir nossa vida com o seu amor, na maioria das vezes, diferente do nosso jeito de expressar o amor, cujo modelo precisa ser o jeito de amar de Deus? Ainda estamos nos ajeitando ao ano que já está em seu 21º dia. Para sermos vitoriosos nos próximos 344 dias, será necessário exercitarmos a determinação para vencermos os obstáculos diários. A vida nos foi dada para estagiarmos, preparando-nos para a pátria definitiva, onde reside Deus e aqueles que cumpriram integralmente o estágio, na prática da Fé, Esperança e Caridade.
O desafio desta semana para nós será deixar Deus dirigir nossa vida e consequentemente apresentarmos frutos em boas obras. Para avançarmos nesse propósito, a liturgia vem em nosso socorro e oferece os seguintes textos bíblicos: Isaías 8,23-9,3; Salmo 26(27); 1 Coríntios 1,10-13.17); Mateus 4,12-23. Ao longo dessa semana fomos bombardeados com notícias cujo conteúdo tinha como objetivo nos levar a desistir dos propósitos feitos na virada do ano. Não vamos nos deixar desanimar, independente qual seja a fonte noticiosa. Este ano de 2023 deve ser para nós um divisor de água. Temos a graça de viver para avançarmos com firmeza em fazer a vontade de Deus. Na maioria dos dias nos esquecemos que estamos aqui de passagem.
No dia a dia vamos escrevendo o TCV = Trabalho de Conclusão de Vida. Repito o melhor livro de referência para o exaustivo TCV é a Bíblia Sagrada; sua leitura é positiva quando acrescentada de momentos de oração.
Nesta semana, vamos orar e refletir em busca de qualidade de vida, afinal, o céu começa aqui, onde eu e você estamos.
Bom fim de semana.