“Somos mortais até o primeiro beijo ou a segunda taça de vinho”
Autor Desconhecido
O que você conhece sobre o Vinho do Porto Vintage?
Trata-se de uma subcategoria do Ruby, feito com as uvas da colheita de um só ano, diferente dos Ruby’s e até dos Tawny’s que são a mistura das colheitas de anos diferentes, resultando na média de idades dos vários vinhos que são usados.
Um vinho do Porto Vintage nunca será apresentado como sendo 5 anos ou 10 anos, mas sim com seu ano específico, tipo 2003, 2007 ou 2011, porque é produzido com essa única colheita (safra). Ele é envelhecido em balseiros durante 2 anos e é engarrafado logo de seguida.
Os vinhos do Porto Tawny’s e Ruby’s são filtrados quando são engarrafados, terminando definitivamente o processo de envelhecimento, mas o Vintage não é assim. Ele é praticamente o único estilo de vinho do Porto que continua a envelhecer dentro da garrafa, criando alguns sedimentos. Por esta razão decantar um Vintage é sempre recomendado.
Você deve estar se perguntado, por quanto tempo pode ficar aberta uma garrafa de Vinho do Porto? A resposta é que quando mais tempo um vinho envelhece em carvalho, mais tempo se conserva depois de aberto. Na média, o ideal da garrafa de Tawny é de 3 a 6 meses. Um Ruby aguenta no máximo dois meses. Já um Vintage estará passado em apenas 48 horas. Assim sendo, quando abrir uma garrafa de Porto Vintage, convide seus amigos, e “seque” a garrafa na mesma ocasião.