“Alguns estocam vinho, nós só as rolhas”
Filosofia do Vinho
Garrafa verde tanto protege como ajuda no visual
Pode reparar que o vinho tinto é vendido em garrafas verdes! Isso acontece para evitar que a exposição ao sol estrague a bebida. Alguns vinhos tintos precisam amadurecer dentro das garrafas e todo o cuidado acaba sendo pouco, mas também não deixa de ser uma jogada de marketing
A cor verde se tornou a mais difundida, mas não é a única já que alguns vinhos alemães são comercializados em garrafas marrons. E nos anos 1980 os vinhos brancos da Alemanha vinham na garrafa azul.
Por falar em garrafa o seu formato varia de acordo com a região ou tipo da bebida. Os vinhos italianos Barolo têm uma regulamentação especial que define todos os detalhes do tamanho e forma da embalagem. Já as garrafas de vinho da Alsácia (região entre a França e a Alemanha), são mais alongadas. Alguns Chiantis italianos são vendidos em garrafas bojudas e parcialmente revestidas com palha.
A garrafa mais adotada atualmente é a Bordalesa, ou de Bordeaux que tem um desenho de corpo reto e “ombro”, aquela curva logo abaixo do gargalo da garrafa, com forma mais acentuada para acumular melhor os eventuais resíduos sólidos na hora de servir. Devido a logística de transporte e de acomodação nas adegas, ela é a mais utilizada pelas vinícolas.